Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 31 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (160)

Participei da entrevista que o senador Petrônio concedeu a jornalistas da terra, cujas indagações foram por êle elogiadas, como inteligentes, cívicas, voltadas para os interêsses do Piauí e do país. Petrônio é hoje prestigiosa figura da política nacional. Ágil de raciocínio, discorre com facilidade a respeito dos mais palpitantes problemas desta nação. Sente-se nêle acendrado amor ao Piauí, que agora assumiu posição de comando, em Brasília. Nenhum piauiense pode recusar aplausos ao gesto do Presidente Médici, indicando-o para a presidência do Senado e, consequentemente, do Congresso Nacional. Na entrevista, entusiasmei-me com os propósitos bons que animam o Senador. De educação, a uma pergunta minha, disse excelentemente: o plano de reformulação reclama subsídios de todos os recantos do país. Na época oportuna, deseja a contribuição do prof. Tito Filho, que considerou valiosa, embora eu me reconheça na conta de pouco entendido do assunto. O grande objetivo do Senador: união dos piauienses.

X   X   X

O extraordinário Moacir C. Lopes manda-me, do Rio, com afetiva dedicatória, o romance "Maria de Cada Pôrto", que lhe deu projeção nacional de romancista. Livro em terceira edição, sempre aplaudido. Passamos bons instantes, Moacir e eu, faz uns três anos, quando o escritor estêve em Teresina. Apresentei-lhe a obra literária, numa solenidade.

X   X   X

Escolha acertada: a de Carvalho e Silva para o lugar de 1º Secretário da Assembléia Legislativa do Piauí. Môço sério, inteligente, assumidor e cumpridor de responsabilidades.

X   X   X

Pagos, pela Secretaria de Educação, Cr$ 22.500,00 à Campanha de Educandários da Comunidade. Recursos do Plano Nacional de Educação.

X   X   X

Prefeitos que tiveram a distinção de comunicar-me posse: Manuel de Melo Lopes Pedrosa (Luís Correia), Adonias de Assunção Moura (São Félix), Antônio Ferreira Lopes (Itainópolis), Antônio da Silva Ramos (Joaquim Pires).

X   X   X

Professôras que concluíram curso de treinamento em deficiências mentais, Belém, de 4 de janeiro a 4 de fevereiro: Aldaíres Saraiva Brito Campos, Maria do Amparo Paula dos Santos e Teresinha de Jesus Rios Nogueira. Indicação da Secretaria de Educação e Cultura.

X   X   X

Luís Lisanti Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília (São Paulo), estêve em Teresina. Veio consultar documentos da Casa Anísio Brito para trabalho cultural. Foram-lhe proporcionadas as facilidades necessárias ao desempenho da tarefa.

X   X   X

Está sendo recuperado o serviço de abastecimento dágua dos dois grupos escolares urbanos de São Pedro do Piauí.

X   X   X

Dia três de março será inaugurado moderno grupo escolar em Picos - 10 salas. Recursos do Plano Nacional de Educação. Propus para batismo da unidade o nome de Francisco Santos.
   


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 21 fev. 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário