Quer ler este post em PDF?

quarta-feira, 30 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (159)

Mensagem que o prezado confrade Ismael Santana escreveu para as normalistas de 1970: "Vocês receberam muitas rosas no término do curso. Rosas coloridas, viçosas, perfumadas, encantando o olhar, deliciando o coração, falando à sensibilidade. Como estas que adornam, que são um sorriso do Criador, vocês deixarão o colégio e irão encantar e derramar fragrância em tôrno de suas vidas, vidas que não serão monótonas porque estão saturadas de entusiasmo. No relacionamento com pessoas dedicadas, sábias prudentes, vocês adquiriram conhecimentos e virtudes que irão difundir por êste Brasil, que tanto necessita de sua cooperação construtiva. A nossa terra desperta para o desenvolvimento para se assentar em bases sólidas, tornar-se uma pátria livre, feliz, consciente. É seu dever imperioso engrossar as fileiras dos que almejam vê-la grande entre as maiores. Vocês têm muito que dar, levarão mensagens de alegria, ternura, dinamismo e coragem, que tão bem caracterizam a juventude. Sejam pródigas em bondade, não esqueçam o perdão e estejam sempre protegidas pela couraça da fé e da prudência. Como as rosas trazem espinhos, a vida também os traz, e que espinhos. Muitas vêzes farão sagrar seus corações e as gôtas rubras subirão até suas faces e resvalarão transformadas em brancas gôtas de pranto. Porém vocês encontram fôrças em vocês mesmas, porque na casa da luz aprenderam a amar, a seguir as pegadas dos Mestre, olhar para o alto, acalentar a esperança que nos faz sentir, mesmo dentro da noite mais tenebrosa, o prenúncio de um arrebol fulgurante. Sejam como as rosas, encantem e perfumem, tenham as mãos e a mente sempre ativas, espalhem mensagem de paz e trabalho, assim poderão acordar o infinito com o brado imortal: cumprimos nossa obrigação".

X   X   X

Oferece-me a professôra Alice Áurea Neves: "O Primeiro Livro de Fred Teresa e Rute", "O Segundo Livro de Daniel Paulo e Clarisse", "O Terceiro Livro de Beatriz, Davi, Jorge e Lia", edições primorosas, supervisionadas pela professôra Maria Antonieta Cals de Oliveira e destinadas ao ensino de primeiro grau.

X   X   X

Poeta de muitos ritmos, Lauro Leite Filho publicou agora "Moacyr e Ambrósio", e mandou-me o livro com esta encantadora e benevolente dedicatória: "Ao professor Tito Filho, que vingou os humildes e fêz-se culto; que andou em desertos e esverdeou os caminhos". Grato. Comentarei o livro depois da leitura.



In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 17 jan. 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário