Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 3 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (128)



DA CORRESPONDÊNCIA - De José Paulino de Miranda Neto, com data de 21.2.70: "Dr. Arimathéa Tito Filho. Como é do seu conhecimento, solicitei meu afastamento da Presidência do Piauí Esporte Clube, ontem, dia 23 do corrente. Os motivos que me levaram a tomar tal atitude foram várias, principalmente a falta de tempo e o meu estado de saúde.

"Quero agradecer aqui as boas atenções que sempre me dispensou o amigo, quando eu necessitava de sua colaboração no sentido de divulgar e promover tudo o que concernia ao nosso querido "enxuga rato". Nunca faltou boa vontade e cooperação por parte do amigo e é por isso mesmo que venho de público agradecer-lhe, em meu nome e da Diretoria, os inestimáveis serviços recebidos do amigo em período em que passei na Presidência dêste Clube.

O meu substituto é o senhor Aérton Fernandes, pessoa também muito ligada ao setor de imprensa e rádio de nossa terra. Gostaria, portanto, de que a, mesma colaboração que recebo fôsse estendida ao meu substituto, que é pessoa das mais dignas e poderá, como eu, tão bem ou melhor reger os destinos desta agremiação que, em futuro, será uma das maiores de nosso Estado.

Mais uma vez os meus agradecimentos por tudo".

OBSERVAÇÃO. Em dois programas de rádio lamentei profundamente que José Paulino se afastasse da Presidência do Piauí Esporte Clube. É que eu o identificava como uma impressionante força a serviço do clube. E via nêle, para com o Piauí, a extraordinária afeição das grandes amizades. Não seria possível que o grande capitão dessegurasse o leme. Foi o que infelizmente se verificou.

AS NOTAS - 1) Exame de segunda época (vestibular) da Faculdade de Direito. Aprovados 28. Apenas 22 vagas. Seis excedentes, portanto. Não sei se a Congregação da Salamanca piauiense determinou que se aproveitassem, com justiça e humanidade, os excedentes. 2) Já entregue à imprensa o edital de convocação dos candidatos inscritos no concurso de Datilógrafo do IAPEP. Provas marcadas para sábado e domingo, 7 e 8 de março. 3) Lauto e alegre churrasco proporcionou Celso Martins Cunha aos amigos, na sua aprazível quinta da estrada de São Raimundo. Grato ao convite honroso. 4) Festa de muita cordialidade, congraçadora de elementos da mais viva simpatia na sociedade teresinense, promoveu Elvira Raulino, papisa da bonita noite do Jóquei Clube: Balança de Ouro. Objetivo: premiar os que mais se salientaram nas diversas atividades da vida social, em 1970. Bondade de Elvira: a inclusão de nome como jornalista, como intelectual, como educador, como radialista. Deus lhe recompense a largueza do coração. 5) Muita significação espiritual com a convivência de amigos foi a comemoração das bodas de ouro do casal Joaquim Câmara da Cunha e das bodas de prata do casal Manoel Rodrigues dos Santos. Festa de rara beleza na residência do casal Francisco Mendes. Grato ao convite. 6) De Waldyr Suassuna, do Recife com data de 20.2.70: "Prof. Arimathéa. Tive oportunidade de percorrer a III Feira do Comércio da Indústria do Nordeste, patrocínio da Sudene. Despertou-me atenção o Stand inteligentemente organizado e planejado do Piauí. Pude observar o seu crescimento e desenvolvimento, bem assim o seu distrito industrial. Também estou entusiasmado com o próximo funcionamento da Universidade". 7) Rigorosamente provada a honestidade da professora Maria Antônia Lobão Araújo, menina de grandes morais, inteligente diretora do Grupo Escolar Miguel Rosa. Foi ela acusada de cobrar taxa de matrícula no educandário. Efetivou cobrança de contribuição para a caixa escolar, na conformidade de portaria das autoridades do ensino. 8) Paulo Rodrigues da Silva, funcionário público exemplar, integrou mais um ano de vida. Na data, os amigos lhe ofereceram esta quadrinha: "Amigo Paulo Rodrigues / Que hoje aniversaria / Receba nossa homenagem / Cheia de muita alegria". 9) Paulo Campos Guimarães enviou a Lima Cordão (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) recortes da imprensa mineira a respeito de atividades da APAE do Piauí. Homenagens merecidas.


In: TITO FILHO, A. Caderno de Anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 27 fev. 1970. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário