Quer ler este post em PDF?

sábado, 5 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (131)



POESIA - Herculano Morais recebeu muita solidariedade de intelectuais e jornalistas no dia da apresentação de seu MEUS POEMAS TEUS. Só espiritualmente estive na festa do Arquivo Público. O corpo ficou na rêde. Ôlho muito inflamado privou-me da alegria de comungar, pessoalmente, da vitória do jovem poeta.

No prefácio do livro, assim me pronunciei a respeito dos versos de MEUS POEMAS TEUS:

"O principal é a crença na poesia - sustentou Guilherme de Almeida naquela sugestiva mensagem aos poetas de um mundo só:

Uma única fôrça no mundo é capaz de salvá-lo,
pois não desintegra, mas une, porque ela é do
[espírito:
e o espírito é um só como Deus. Ela é a fôrça
[centrípeta
do Sonho, do Ritmo, do Verbo, do Ideal,
[da Beleza.
É ela a poesia. Por isso em verdade vos digo
e clamo e reclamo do fundo de minha humildade:
- Que todos os poetas do mundo se dêem as mãos!
Que todos os poetas do mundo se digam irmãos!

X   X   X

Esta coleção de Herculano Moraes, que li e reli atentamente, fixando os melhores instantes do poeta e procurando descobrir-lhe intenções e analisar-lhe afirmações - esta coleção conesta o pensamento de Guilherme de Almeida: a crença na poesia é o principal para quem a concebe - a crença de que o poeta é mensageiro, de que a poesia é mensagem de fraternidade e de convivência espiritual. Não valem apenas as aflições e as angústias do mundo, porque o mundo se enriquece também de amor e de fé.

Herculano Moraes, nestes "Meus poemas teus", realiza, como queria a antiga tese modernista de Carlos Drumond de Andrade, "afirmação de subjetividade, expansão do eu, desdobramento do poeta nos fatos quotidianos que o cercam". Os versos constituem comunicação direta. O poeta explica a poesia e explica a própria personalidade. Não é um torturado, é um sensível, aprofundado em emoções, imaginação criadora, espírito inquieto. Ama o ritmo. Faz poesia ao ar livre, de movimentos libertos, pensamento ágil - eficaz colaborador do processo da vida.

Pode dizer-se que "Meus Poemas Teus" se reparte em dois aspectos conteudísticos: em primeiro lugar, a Mulher, de quem o poeta se enamora, para cantá-la com os recursos dos estados de consciência, com a dúvida, com os sentimentos da alma ante as realidades da existência - e vai dos conflitos que o amor sugere aos desencantos psicológicos; em segundo lugar o poeta busca, em composições originais de ironia, mas otimistas, os quadros triviais da vida, da pátria, da cidade, os gestos dos homens para fixá-los e interpretá-los, valendo-se das inquietações da mocidade.

Afirma-se que Herculano faz poesia acentuadamente moderna, apaixonado dos temas leves, à procura por vêzes de destruir sensações. Acredita na bondade e na pureza, embora desconfie de ambas. Parece que ainda não encontrou o caminho de sua verdade - a verdade de que as vozes humildes do mundo até agora não foram entendidas e satisfeitas. E sei que o poeta continuará fazendo versos e que os seus cantos, um dia, lhe darão sossêgo espiritual, sossêgo da paz interior - aquela paz abençoada que os domingos sugerem.  


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 22 março 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário