Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (148)

Valmir Cruz, espírito de dedicação à coletividade, mandou-me mensagem natalina, só agora recebida. Grato. Valmir é jovem de responsabilidade, trabalhador, sincero. Dirige o ginásio de Anginal exemplarmente (Campanha Nacional de Escolas de Comunidade). Prefeito de São Gonçalo (administração profícua). Visitei São Gonçalo. Cidade bem cuidada, limpa, progressista. Em tudo ali enxerguei a inteligência de Valmir.

X   X   X

As professôras Mareda e Delsa (Instituto Nacional do Livro) regressam ao Rio. Um mês quase de trabalhos profícuos de dedicação de convivência amiga no curso de bibliotecário e de implantação do carro biblioteca. Deixaram riquezas de simpatia.

X   X   X

Do Rio, Pedro Vasconcelos Filho (MOBRAL) trouxe-me "Autoridade e Liberdade na Educação". Presente régio. Grato.

X   X   X

É certo: a vida intelectual do Piauí encontra-se parada, estagnada, com algumas manifestações-oásis. Há vontadosos esforços para movimentá-la. Mas tal estagnação é conseqüência, é efeito. Bom que se pesquisem as causas. Conhecidas estas, aplique-se o remédio salvador. As solenidades literárias em Teresina contam com pequena assistência - assistência de amizades pessoais e não de interessados nas causas da inteligência e do espírito. Uma tristeza. O escritor piauiense necessita de passear nas ruas, bater às portas de repartições para esmolar a graça de auxílio. Neste terra raros se dedicam à leitura. Campeia a mediocridade, a futilidade, a superficialidade. Necessária a reação, que será de responsabilidade, em primeiro lugar, do jornalismo - do jornal e do rádio como organismos de convocação para a vida intelectual. Mais se publica notícia de crime, de brigas de meretrício, de futricarias políticas do que festas do espírito. Mais se propagandeiam festinhas e festocas do que reuniões de cunho nitidamente literário. Nem tudo, porém, está perdido. Impõem-se novos caminhos e muita gente de responsabilidade existe para encontrá-los.



In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 29 jan. 1971.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário