Quer ler este post em PDF?

sábado, 26 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (152)



Quando permitimos que se criasse a Caixa Escolar nos estabelecimentos de ensino médio, houve críticas. Natural a crítica. A sociedade precisa do diálogo. Da vigilância. Sem diálogo, todos ingressam na corrupção. Mostramos que as caixas escolares são instituições educacionais, pertencem aos grêmios dos educandários. Primeiro fruto da Caixa Escolar do Colégio Zacarias de Góis: moderno gabinete dentário no estabelecimento.

X   X   X

Grande noite espiritual viveu a Secretaria de Educação e Cultura, em janeiro: apresentação do livro "Quinze contos que o destino escreveu". Fizemos a crítica da obra, com a revelação dos reais traços positivos da escritora. Na dedicatória do livro, Alvina Gameiro escreveu: "Para Tito Filho, a mais iluminada inteligência do Piauí". Grave injustiça com tantos piauienses realizados no esfôrço intelectual com que se projetaram”.

X   X   X

Correspondência: "Teresina, 17.3.71. Meu caro prof. Arimathéa Tito. De todo o coração, agradeço, penhoradíssimo, as generosas referências que fêz a minha modesta pessoa, no seu agradável "Caderno de Anotações", de hoje. Mas, tenho um reparo a fazer. Não é verdadeira a informação que lhe transmitiram de que eu teria dado a emissário do exo. Governador do Estado a resposta transcrita no seu artigo. Em verdade, até o momento em que lhe escrevo, jamais recebi qualquer convite do exo. sr. Governador do Estado para tratarmos de assunto atinente à nossa Universidade.
Continuo, e quero manter-me, como seu admirador e amigo. Cordialmente a) Robert de Carvalho - Reitor pro tempore da Universidade Federal do Piauí".

Observação. A resposta que mestre Robert teria dado a emissário do governador: "A distância de minha residência à dêle é a mesma da residência dele à minha". Ouvi de pessoa séria a narrativa. Alegro-me, agora, de saber que o episódio não se verificou, pois sempre tive o Des. Robert na qualidade de cidadão de responsabilidade, incapaz de desatenções, notadamente com o primeiro mandatário do Estado em assunto de interêsse de todos. E apresento desculpas por ter feito, aqui, registro inverídico, o que acontece, talvez, pela primeira vez.


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 21 mar. 1971. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário