Quer ler este post em PDF?

sábado, 26 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (154)



Projeto Rondon. Perfeita normalidade nos vinte e um municípios piauienses de operação - manda dizer-me, em ofício, o coordenador, mestre Cláudio Ferreira, que visitou São Pedro, São Félix, Elesbão Veloso, Valença, Pimenteiras, Picos e Pio IX. Outros municípios foram visitados pelos assêssores Lurdevam Batista e Arnaldo Franken.

X   X   X

Com bonita solenidade, encerrou-se a Colônia de Férias, idealizada pelo coronel Pitta, no 25º BC. Notáveis resultados educacionais, cívicos, espirituais. Tudo harmonioso. Esforços permanentes do capitão Leony, da educadora Cecília Mendes, das 26 professôras, de Zélia Reis, de técnicos da Secretaria de Saúde. Palavras sinceras, entusiásticas, incentivadoras do coronel Pitta e do governador Clímaco. Números artísticos pelas crianças. Parabéns a todos.

X   X   X

Em países europeus, na América do Norte, há participação efetiva das comunidades no processo educacional. O govêrno tem pequena interferência na vida dos educandários. Aqui, não. É triste verificar e dizer que um grupo escolar do interior não possui um fogão porque poucos cooperam com a escola. Prepondera a ideia de que o govêrno tudo de[ve] dar e fazer. A sociologia educacional tem capítulo interessante, quando estuda a criação e a finalidade das caixas escolares, organizadas para que recebam a contribuição de pais, de médicos, de professôres, de comerciantes, de industriais. Essas caixas arrecadam dinheiro justamente para assistência aos estudantes. Assistência social. São dirigidas pelos estudantes, com a supervisão de diretores. Em Teresina, o grêmio do Colégio Zacarias de Góis cobra do estudante uma taxa anual de dez cruzeiros. Logo veio a grita de alguns pais contra a instituição. Um absurdo - gritavam. Enderecei pedido de esclarecimento à ilustrada e justa professôra Ercília Freitas, Diretora do Departamento de Educação Média. Eis a resposta: "Sr. Secretáro. Respondendo ao seu pedido de esclarecimento acêrca da cobrança de uma taxa de dez cruzeiros no Colégio Zacarias de Góis, informo que a referida quantia não se refere a matrícula mas a taxa do grêmio estudantil. Esta taxa reverterá em benefício dos próprios alunos e será gerida por êles em harmonia com o diretor do estabelecimento. Desejo informa-lhe também que o diretor Francisco Figueiredo adquiriu equipamento completo para gabinete dentário, visando a dar maior assistência aos alunos e é para isso que a taxa de dez cruzeiros anuais está sendo cobrada. Entretanto, a falta de pagamento não implicará em perda de matrícula, pois os casos especiais serão estudados pelo professor Figueiredo. Se verificada a situação dos alunos que realmente não podem pagar, êstes terão condições especiais para efetuar o pagamento parceladamente, ou ainda podem ficar isento dêle. Até o presente momento só recebi reclamações de um pai, justamente em condições suficientes para realizar o pagamento. Após as devidas explicações, o referido pai concordou plenamente com a taxa".    


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 24 jan. 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário