Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 3 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (126)



POLÍTICA - Drumond Júnior manda-me, de Brasília, mais êste comentário: "Tudo indica que a situação política do senador Cândido Ferraz melhorou sensivelmente. O saldo favorável creditado ao parlamentar foi uma decorrência do alvará de que teria sido portador e que libertou Helvídio Nunes da angustiante expectativa com relação ao seu futuro político. O alvará foi traduzido em mensagem comunicada verbalmente e vazada em expressões otimistas sôbre o problema de desincompatibilização dos governadores. Foi na verdade uma espécie de SER OU NÃO SER candidato e concede liberdade provisória e não uma garantia de que o governante piauiense, ou qualquer outro, é livre para candidatar-se. A êste respeito a palavra final será levada pessoalmente pelo senador Rondon Pacheco quando se deslocar até o Piauí, a fim de verificar in locum a situação do partido de que é presidente nacional. Na ocasião Rondon fará uma avaliação sôbre candidatos ao governo, à Câmara e ao Senado, bem como ouvirá, consultará, orientará. Êsses contatos deverão trazer como resultado a fixação de nomes para o Executivo e Legislativos. De qualquer modo o alvará se para promover o senador Cândido Ferraz e vai permitindo ao governador deter o avanço de alguns postulantes ao Senado. Aliás, é natural que se credite ao senador Helvídio Nunes o direito a uma cadeira na Câmara Alta, aspiração que lhe é justo sustentar. Demais a mais uma vitória da ARENA no Piauí é tranquila, não havendo necessidade de o governante se sacrificar politicamente para garantir a hegemonia do situacionismo.

"Até que enfim Camal Cúri deu um OLÉ. Em sua coluna registrou que o jornalista TITO FILHO tem sólidas condições de eleger-se deputado estadual. A previsão está correta. O que não me parece certo é que agora já soma 23 o número de representantes estaduais que Camal considera eleitos, quando o total dos mesmos deverá ser 18 no máximo. De acôrdo com essa progressão matemática o Piauí vai acabar compondo um Legislativo Estadual mais numeroso do que São Paulo".

AS NOTAS - 1) Estranhável a coincidência: trinta e uma vagas no primeiro ano da Faculdade de Medicina e aprovados justamente trinta e um candidatos. Interessante é que candidatos conscientes do que escreveram não puderam ao menos obter vista da prova. 2) Félix Aires, depois dos quarenta e cinco dias de pesquisa e esforços em Teresina, ultimando a "Antologia de Sonetos Piauienses", retornou à Guanabara. Nesta convivência mais projetou a personalidade espiritual junto a amigos e admiradores. 3) Dados oficiais do IBGE. Em Teresina, 1968, de cada mil crianças nascidas morreram 246. No mesmo ano, crianças de menos de um ano de idade morreram 606. Teresina é a primeira capital brasileira em mortalidade infantil. E vamos brincar carnaval. 4) Na cidade de Monsenhor Gil, em 1968, foi encontrado morto o comerciante João Ferreira lima. Facadas e pancadas. Muito diligenciou para descobrir o criminoso ou criminosos o capitão Astrogildo, mas nada conseguiu. Os autores da barbaridade continuam impunes. 5) Realizado, com absoluta lisura, o sorteio das casas construídas pelo IAPEP no bairro de São Cristóvão. Os trabalhos, sob a presidência de Haroldo Borges, foram confiados também a uma comissão composta de Acir Lago, José Ribeiro e Silva e Cordélia Alencar. Secretária, sempre competente: Maria Dóris Matos. 6) De Maria Helena de Sousa Martins, com data de 17.2.70: "Prof. Tito Filho. Tenho ouvido diariamente os seus programas, atestado das mil qualidades que o elevam acima de tudo como uma extraordinária figura humana. Estou regressando ao Recife amanhã. Remeto-lhe a recomposição da entrevista que lhe concedi, para publicação em jornal, dada a importância do conteúdo. Dispunha sempre de sua constante admiradora".


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 26 fev. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário