Quer ler este post em PDF?

sábado, 26 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (153)

Com o objetivo de convocar a juventude para a apreciação das obras literárias, adquirimos, pela Secretaria de Educação, mil exemplares da obra poética "O dia sem presságios", de Hindemburgo Dobal, expressão hoje da literatura brasileira. O ano passado, março, Dobal mandou-me o livro, como homenagem especial. Li as poesias do ilustre conterrâneo. Concepções interpretativas da vida do homem neste atribulado século vinte. Comentarei, oportunamente, a coleção de Dobal. Os volumes que se adquiriram foram distribuídos pelos educandários, ginásios e colégios, por bibliotecas, por jornalistas, por intelectuais. E de José Walter, criador da biblioteca circulante de Teresina, recebi êste depoimento: "Prezado mestre. Há muito devia ter acusado o recebimento da preciosa remessa que me fêz. O DIA SEM PRESSÁGIOS é, verdadeiramente, uma jóia de publicação. Prezarei sempre possuí-lo como lembrança. Conservá-lo-ei para os meus filhos e os dêles também. Grato pela imensurável gentileza".

X   X   X

Com o mesmo objetivo de difundir a obra literária valiosa, distribuímos por bibliotecas e educandários as obras completas de Juvenal Galeno: "Cantigas Populares", "Medicina Caseira", "Cenas Populares" e "Lendas e Canções Populares". Juvenal foi dos grandes poetas brasileiros, em todos os tempos.

X   X   X

Não somos contra o embelezamento a cidade. Pelo contrário. Somos, porém, mais pela humanização de Teresina. Pensamos que a Avenida Getúlio Vargas deve merecer cuidados de conservação de higiene e de segurança. Em lugar de conceder verbas para que a avenida se transforme em artéria luxuosa, o ilustre prefeito Joel Ribeiro, animado de capacidade administrativa e de dedicação aos teresinenses, bem poderia voltar-se para os bairros abandonados, aos quais não chegaram os mínimos bafejos de urbanização.

In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 24 mar. 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário