Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (144)

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí promoveu, última segunda-feira, a apresentação solene de "Gruta Iluminada", edição da Companhia Editôra do Piauí. Mais um serviço relevante de Deoclécio Dantas, diretor da COMEPI, às leras desta terra. Estive na presidência da sessão. A crítica da obra foi por J. Miguel de Matos, que produziu apreciação meticulosa, erudita, aqui e ali emotivo, mas fiel à posição do crítico, percuciente e lúcido, buscando a filiação literária de Hardi Filho, autor do livro, e interpretando, com argúcia, a poesia entregue, naquele instante, ao público. Depois, o depoimento de Hardi - os agradecimentos aos que lhe concederam apoio para a publicação do livro, ao lado de segura confissão das influências que recebeu: a infância, a figura do pai (professor que conheci, ilustrado e culto), os desencantos da vida, os sentimentos humanos, o amor espiritual das coisas e das gentes, a leitura apaixonada dos poetas que souberam cantar a vida e protestar contra as aflições do mundo.

Facultado o uso da palavra, um jovem, cujo nome não guardei, levantou protesto sério e oportuno contra a pouca atenção que, no Piauí, se dá aos episódios literários. Mais dois oradores se seguiram - um para enaltecer a presença de Hardi Filho na poesia piauiense: outro, poetisa da nova, para declamação de bem concebida composição poética, oferecida a Hardi Filho.

Assistência reduzida, composta, entretanto, de elevadas inteligências. Encerrei a solenidade. Amanhã, darei, nesta coluna, conta do sentido de minhas expressões. Por ora, parabéns aos que fizeram a festa de Hardi Filho - festa do espírito, do coração, do cérebro: Sindicato dos Jornalistas, Deoclécio Dantas, J. Miguel, oradores presenças ilustres.




In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 28 jan. 1971.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário