Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (143)

Empossados, dia 31 de janeiro, os prefeitos João Craveiro de Melo (José de Freitas), Carlos do Rêgo Monteiro (União), que me comunicaram, gentilmente, o episódio. Grato.

X   X   X

Por convite do prof. Santana e Silva, ministrei a aula inaugural do curso de arte dramática, ora em realização, idealizado por Santana e sob auspícios do Serviço Estadual de Cultura da Secretaria de Educação. Lembrei aos presentes os dias antigos de Teresina: gôsto real da comunicação do teatro. Nossos escritores ofereciam ao público interessantes peças de costumes, quase sempre comédias. Ainda entre 1935 e 1938, esta capital viveu momentos de entusiasmo com as grandes companhias vindas com o patrocínio da interventoria Leônidas Melo. Recordo-me de dois notáveis conjuntos: Álvaro Pires e Barreto Júnior. E outro: Procópio. Nunca me esqueci da interpretação, no 4 de Setembro, de "Inocência", romance de Taunay, pela companhia Álvaro Pires. É necessário reviver tudo isto, incrementando o teatro. Aos cursistas mostrei os objetivos mais altos da arte dramática: educacional, cultural, interpretativo do homem e da sua sociedade. Disse do programa organizado para o curso: muito bem feito, bem orientado, completo. E analisei o programa, nos seus aspectos mais importantes. Uma vitória de Santana e Silva e de Josias Carneiro da Silva. E o curso prossegue, com funcionamento diário no Colégio Zacarias de Góis.

X   X   X

Sensibilizou-me a Casa do Estudante do Piauí com a homenagem que desejam prestar-me os jovens. A todos, por intermédio de Francisco Oliveira Filho, o agradecimento sincero do futuro homenageado.

X   X   X

Inaugurado mais um grupo escolar em Parnaíba. Oito salas. Construção moderna. Iniciado na administração Balduíno de Deus e concluído com o prefeito João Silva. Solenidade expressiva e emotiva. Palavras do prefeito. Depois do Secretário de Educação. Antes, da diretoria indicada para a unidade escolar, que recebeu justamente o nome de José Euclides de Miranda, advogado, intelectual, educador, cujos serviços a Parnaíba foram reconhecidos. Presença da viúva de José Euclides, emocionada diante das recordações do inolvidável companheiro. Depois, pelas seis da tarde, inauguração do serviço de abastecimento e purificação dágua de Parnaíba. Obra da mais alta significação do prefeito João Silva com os Ministérios da Saúde e do Planejamento. Presentes representantes dos ministros respectivos. Em Parnaíba visitei as obras de construção das quadras desportivas que a Secretaria de Educação contratou para o Colégio Estadual e Escola Normal. Já adiantadas. E recebi, com os auxiliares, magníficas provas de cativante hospitalidade da parte de todos, especialmente dos professôres casal Alexandre-Cristina Oliveira e do prefeito João Silva, que no dia seguinte, entregaria o govêrno a Carlos Carvalho, môço que sustente criterioso programa administrativo.



In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 5 fev. 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário