Quer ler este post em PDF?

terça-feira, 29 de julho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (156)

Da profunda sensibilidade espiritual de Edison Cunha, com data de 5.1.71: "Confrade Tito Filho. Acabo de tomar conhecimento da morte do venerado Simplício Mendes. Perde o Piauí um dos seus mais ilustres filhos, de todos os tempos de sua história, e a Academia Piauiense de Letras um dos seus grandes e dedicados benfeitores. Sua imensa e sólida cultura de grande polígrafo deixa traços inapagáveis, indeléveis, no âmbito filosófico, como da ciência jurídica, das letras e da oratória. A êle deve muito de sua dedicação a Ilustre Campanha. Sua crença, sua espiritualidade, sua fé católica, apostólica, romana, nunca jamais abaladas, dão-no como homem de exemplar convicção religiosa. Ingressou no jornalismo desde o início de sua vida pública até pouco antes do repouso final. Para mim, para nós viverá sempre, na nossa saudade, no nosso pensamento. Traço estas ligeiras linhas como preito de homenagem a Simplício Mendes, sentindo-me presente às que lhe forem prestadas pela Academia Piauiense de Letras, bem como jornalista, por intermédio do ilustre confrade".

X   X   X

Grato à mensagem natalina que me mandou o acreditado Conselho Estadual de Trânsito.

X   X   X

Depoimento da generosidade de Herculano Moraes: "Meus parabéns pela imagem que está fazendo no seio da opinião pública. Depois da tempestade vem a bonança. E ela está chegando".

X   X   X

Aplaudidas as festas dos concludentes do Ginásio Pimenteirense. Patrono Dom Avelar. Paraninfo Coronel Pitta. Homenageados: Elisário Barbosa (esfôrço personificado), governador Clímaco, almirante Sodré, Jarbas Passarinho, coronel Navarro, coronel Tupinambá, coronel Braz, Tito Filho. Homenagens de honra e gratidão: presidente Médici, D. Alzira Sodré, Felipe Tiago, Alberto Silva, Helvído Nunes, Paulo Nunes, Roberto Freitas, Delfina Boavista, padre Raimundo Marques, Manoel Nunes, Noé Mendes, José Virgolino, Cândido Ferraz, Paulo Ferraz, Jaime Nogueira, Amadeu Bernardes, Pedro Pereira.

X   X   X

Carlos Correia Lima, meu bondoso e excelente ex-aluno, colou grau pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Parabéns. Foi merecido o triunfo. Inteligente e estudioso. Carlos honrou a memória do pai ilustre, Hélio Correia Lima, que dignificantes exemplos deixou aos filhos e aos conterrâneos. Grato ao convite para as solenidades.

X   X   X

O coronel Pitta reuniu educadores e autoridades na Colônia de Férias. A meninada (mais de setecentas e cinquenta crianças) fêz demonstração de cantos cívicos. Houve exposição segura da professôra Cecília Mendes a respeito do planejamento e desenvolvimento das atividades. Depois, palavras do comandante da Guarnição Federal, do governador Clímaco e D. Avelar. E desfile dos meninos e meninas. Tudo educacionalmente encantador.



In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 15 jan. 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário