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segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (166)

As pesquisas são necessidade séria para o conhecimento da exatidão da realidade das cousas, dos fatos, dos episódios, dos aspectos que compõem a vida da sociedade. E a presente pesquisa sôbre a rêde escolar e o pessoal docente - setor de educação primária - sustenta-se das maiores virtudes de fidelidade, ainda mais porque realizada por funcionários capazes da Secretaria de Educação e Cultura, orientados pelo ilustrado professor Itamar de Sousa Brito.

Como Secretário de Educação e Cultura do Piauí, na administração do Governador João Clímaco d'Almeida, tivemos a oportunidade de visitar numerosas paisagens sociais do interior do Estado, cêrca de 80 sedes de municípios das 114 que integram o Piauí. Colhemos informações valiosas a respeito dos prédios escolares rurais, muitos abandonados, sem condições de funcionamento, uma vez que foram construídos em áreas social e economicamente desprovidas de meios para suportar a existência de educandários. De outro lado, há imperiosa necessidade de concessão de outros rumos à educação nacional, uma vez que a educação urbana está sendo, em tudo, igual à educação do ambiente rural. Seria forçôso dizer que a escola do campo, pelo menos no Piauí, não possui ao menos clube agrícola. Chegará o dia em que se tornará obrigatória a ensinança, aos meninos rurículas, das vantagens da agricultura racional e de alguma cousa relativa aos implementos agrícolas e usos respectivos, de preparo do solo, de seleção de sementes, de plantio de culturas locais. Estas observações levamos a representantes da SUDENE que visitaram o Piauí.

Admitimos mais que os prédios escolares devem oferecer condições de simplicidade, ao lado daquelas de segurança e de higiene, a fim de que se crie o ambiente psicológico satisfatório ao processo educacional. Tagore, um dos maiores educadores de todos os tempos, sustentava que a educação se realiza até sob as árvores. É verdadeira a assertiva. Mas nunca se promoverá a verdadeira educação em ambientes antipáticos ao espírito, principalmente pela sujidade. A escola limpa convida à convivência e torna-se agradável a todos os que dela participam.

O presente trabalho espelha igualmente a situação do pessoal docente. Em nossas viagens ao interior do Estado, observamos que os mestres se guiam por princípios autoritários, esquecidos de que a escola moderna sofreu transformação, correspondente à transformação da vida física pela autoridade correta. Em vez de exigir obediência, notável é o professor que inspira o sentimento de cooperação. O exercício do poder autoritário reduz a sensibilidade da criança. O professor dispõe de poder sôbre a criança - é verdade - mas do poder que compreenda e respeite a natureza infantil. Bertrand Russel escreveu que há nas crianças algo sagrado, ilimitado, precioso, o crescente princípio da vida, um aprisionado fragmento da energia muda que impulsiona o mundo. Na presença da criança - acrescentou - todos devem sentir indizível humildade.

Cremos que esta Pesquisa muito ensinará aos que têm vontade de realizar obra educativa no Piauí, porque ela retrata com fidelidade dois aspectos dos mais interessantes ligados ao processo educacional: a rêde escolar (estado físico) e o pessoal docente.

OBS: Com estas palavras abrimos o trabalho "Pesquisa sôbre a rêde escolar e o pessoal docente".



In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 25 mar. 1971.

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