As pesquisas são
necessidade séria para o conhecimento da exatidão da realidade das cousas, dos
fatos, dos episódios, dos aspectos que compõem a vida da sociedade. E a
presente pesquisa sôbre a rêde escolar e o pessoal docente - setor de educação
primária - sustenta-se das maiores virtudes de fidelidade, ainda mais porque
realizada por funcionários capazes da Secretaria de Educação e Cultura,
orientados pelo ilustrado professor Itamar de Sousa Brito.
Como Secretário de
Educação e Cultura do Piauí, na administração do Governador João Clímaco
d'Almeida, tivemos a oportunidade de visitar numerosas paisagens sociais do
interior do Estado, cêrca de 80 sedes de municípios das 114 que integram o
Piauí. Colhemos informações valiosas a respeito dos prédios escolares rurais,
muitos abandonados, sem condições de funcionamento, uma vez que foram
construídos em áreas social e economicamente desprovidas de meios para suportar
a existência de educandários. De outro lado, há imperiosa necessidade de
concessão de outros rumos à educação nacional, uma vez que a educação urbana
está sendo, em tudo, igual à educação do ambiente rural. Seria forçôso dizer
que a escola do campo, pelo menos no Piauí, não possui ao menos clube agrícola.
Chegará o dia em que se tornará obrigatória a ensinança, aos meninos rurículas,
das vantagens da agricultura racional e de alguma cousa relativa aos
implementos agrícolas e usos respectivos, de preparo do solo, de seleção de
sementes, de plantio de culturas locais. Estas observações levamos a
representantes da SUDENE que visitaram o Piauí.
Admitimos mais que os
prédios escolares devem oferecer condições de simplicidade, ao lado daquelas de
segurança e de higiene, a fim de que se crie o ambiente psicológico
satisfatório ao processo educacional. Tagore, um dos maiores educadores de
todos os tempos, sustentava que a educação se realiza até sob as árvores. É
verdadeira a assertiva. Mas nunca se promoverá a verdadeira educação em
ambientes antipáticos ao espírito, principalmente pela sujidade. A escola limpa
convida à convivência e torna-se agradável a todos os que dela participam.
O presente trabalho
espelha igualmente a situação do pessoal docente. Em nossas viagens ao interior
do Estado, observamos que os mestres se guiam por princípios autoritários,
esquecidos de que a escola moderna sofreu transformação, correspondente à
transformação da vida física pela autoridade correta. Em vez de exigir
obediência, notável é o professor que inspira o sentimento de cooperação. O
exercício do poder autoritário reduz a sensibilidade da criança. O professor
dispõe de poder sôbre a criança - é verdade - mas do poder que compreenda e
respeite a natureza infantil. Bertrand Russel escreveu que há nas crianças algo
sagrado, ilimitado, precioso, o crescente princípio da vida, um aprisionado
fragmento da energia muda que impulsiona o mundo. Na presença da criança -
acrescentou - todos devem sentir indizível humildade.
Cremos que esta
Pesquisa muito ensinará aos que têm vontade de realizar obra educativa no
Piauí, porque ela retrata com fidelidade dois aspectos dos mais interessantes
ligados ao processo educacional: a rêde escolar (estado físico) e o pessoal
docente.
OBS: Com estas
palavras abrimos o trabalho "Pesquisa
sôbre a rêde escolar e o pessoal docente".
In: TITO FILHO, A.
Caderno de anotações. Jornal do Piauí,
Teresina, p. 2, 25 mar. 1971.
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