Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (164)

De longa data conheço Robert Wall de Carvalho, e lhe admiro a personalidade extraordinária. Culto, homem de leitura séria numa época em que ninguém, ou quase ninguém lê mais, dominador da língua pátria, que escreve com correção, com pureza, professor autêntico. Dêle muito me aproximei espiritualmente ao tempo do govêrno Chagas Rodrigues, quando Robert foi elevado à presidência do Tribunal de Justiça. Dava gôsto vê-lo na compostura de dirigir o colegiado, de defender-lhe as prerrogativas. Corajoso, altivo, revelou as qualidades necessárias do líder no instante de angústia coletiva. Os perseguidos, os violentados não esquecem as lições que esse môço de ao Piauí. Não sei, porém, a razão pela qual o atual governante nega a Robert competência para o comando da Universidade do Piauí. Quer substituí-lo por um paraense, com certeza professor ilustrado e digno. Mas duvida-se que os paraenses importassem um piauiense para dirigir universidades no Pará. Quando lá fora se diz que esta terra parece habitada por bocós arrepiam-se os brios gerais, todos se tomam de protestos solenes. A verdade é que o governador ainda pretendeu uma palestra com Robert, depois de muito maltratá-lo na diguinidade, segundo me informaram, e de Robert recebeu esta resposta: "A distância de minha residência para a dêle é a mesma da residência dêle para a minha". Creio, fielmente, em que o governador do Estado efetivará revisão de suas atitudes. Creio na pacificação dos espíritos, para que todos sejam dignos das recomendações de união dos piauienses, que o Presidente da República deseja. O Piauí não suporta mais personalismos e imposições. Acredito no senso de responsabilidade do Chefe do Executivo para que se evitem lutas estéreis e que nada constroem.

X   X   X

Telegrama recebido do eminente dr. Leônidas Melo, um dos maiores administradores dêste Piauí: "Por sua merecida nomeação procurador IAPEP queira aceitar o meu abraço e votos muitos sinceros felicidades novas honrosas funções. Sua passagem Secretaria Educação fê-lo credor gratidão piauienses e deixou marcos indeléveis sua admirável cultura e inestimáveis serviços prestou nosso Piauí".

X   X   X

Dêsse admirável coração de bondade, nomeado Gerardo Vasconcelos: "Efusivas congratulações pelo fecundo, objetivo e incansável trabalho à frente da Secretaria de Educação, que você, com as qualificações e a capacidade de liderança que tem soube tão bem realizar, tanto e em tão pouco tempo, mercê de Deus e para alegria de seus amigos e admiradores. Que Deus o guarde sempre para as grandes realizações de que é capaz".



In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 17 mar. 1971.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário