Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 30 de junho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (124)



AS NOTAS - 1) Mais dois excelentes boletins informativos da Divisão de Assistência Técnica aos Municípios, órgão CODESE, me foram obsequiamente remetidos. Grato. Publicação útil e bem orientada. 2) A partir de primeiro de setembro noventa mil pessoas estarão percorrendo todo o Brasil para fazer o 8º Recenseamento Geral do País. No Piauí a competente e dedicada servidora do IBGE Marlene Reverdosa de Castro vem desenvolvendo aplaudido esfôrço de sensibilizar os piauienses para as responsabilidades de cooperação com o censo. 3) Para orientação de Eliseu Guimarães Rocha: Malba Tahan não conviveu com o povo egipcío, nem "adotou estilo de vida egípcio". Encantado com a profundeza das lendas orientais, fêz do Oriente a paisagem de sua obra literária, com finalidade educativa. Uma feita, no Colégio Estadual do Piauí, eu lhe fiz saudação, em nome dos professôres. E com êle depois conversei. Disse-me que viajou o mundo, e tornou-se grande admirador da sabedoria dos contos orientais.

POLÍTICA - Drumond Júnior manda-me, de Brasília mais êste comentário político:

"1. Se imprevistas implicações resultarem no afastamento da candidatura Petrônio ao Governo e ao bloqueio das candidaturas José Cândido, Helvídio, Sigefredo e Joqueira ao Senado, a sucessão no Piauí propiciará oportunidade a nomes até então não cogitados. Seria esta uma nova chance a se abrir, entre outros, aos srs. Joaquim Parente e Gaioso e Almendra que poderiam alcançar a senadoria, depois de persistente trabalho junto aos escalões que têm no Presidente da ARENA, Rondon Pacheco, o seu representante e porta-voz.

Quando à Chefia do Executivo, frustrada a possibilidade de uma candidatura civil, o nome do Cel. Alexandrino Correia Lima deverá reunir as preferências, por se tratar de pessoa sem vinculações políticas. Esta escolha coincidiria com a tendência de alguns escalões que vêem em um candidato recrutado fora da política uma das melhores soluções para a chefia dos governos. Medidas dessa natureza para os diversos legislativos compõem o quadro da pretendida renovação política.

2. Aliás, constitui ainda uma incógnita a extensão do significado do que se convencionou chamar de renovação político-partidária, ou renovação dos quadros políticos. É certo, entretanto, que uma perfeita identidade com os princípios revolucionários constitui condição primordial para compor a nova imagem. É necessário também que o postulante tenha folha corrida e vida pregressa política que não comprometam, pois não basta pertencer aos quadros da ARENA para postular e conseguir uma cadeira no Legislativo ou a Chefia do Executivo.

3. A propósito, no JORNAL DO BRASIL, edição de 8 do corrente, lê-se o seguinte trecho: "A missão Rondon Pacheco, complementando, sob o ângulo político, o trabalho dos órgãos de informação, lhe dará os dados finais para examinar, quando oportuno, a lista de pretendentes a cargos de governador, senador e deputado federal. Só depois de aprovados é que os aspirantes poderão vestir a túnica imaculada de candidato". O texto seguinte é êste: "Todas as listas serão portanto examinadas minuciosamente e é bom que disso se dêem conta os postuladores que não estejam, pelo menos em matéria de revolução, com a consciência muito tranquila".

A revelação do colunista coincide com o que escrevemos em correspondência política enviada ao jornalista Tito Filho, há mais de dez dias. Na oportunidade acentuamos - ao tratar da questão sucessória - que a "palavra final será dada pessoalmente pelo sr. Rondon Pacheco quando se deslocar até o Piauí, a fim de verificar "in locum" a situação do partido de que o presidente nacional". Em seguida assinalamos que "Rondon fará uma avaliação de candidatos ao govêrno, à Câmara e ao Senado, bem como ouvirá, consultará e orientará".

A renovação dos quadros políticos dirigentes vem preocupando alguns setores, na medida em que se desconhece o alcance da inovação. Não se sabe ainda se no Piauí haverá surprêsas".       






In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 28 fev. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário