Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (106)



DA CORRESPONDÊNCIA - Com data de 26.1.1970, recebi a seguinte: "Fredirico Brandt, gerente de "A Pernambucana" da praça Rio Branco, na suposição de que também exprime a opinião e o pensamento de quantos militam no comércio, bancos e outras atividades localizadas no quarteirão da citada praça, entre as ruas Anfrísio Lobão e Areolino de Abreu, submete à vossa consideração, para eventual divulgação pelo excelente programa "Variedades RCT", que o mestre tão bem interpreta e difunde, e para que chegue, principalmente, ao sr. prefeito municipal a anomalia existente com a interrupção - pelo tapume - da calçada no prédio em construção de sr. Roland Jacob, pela construtora Lourival Sales Parente.

"Em face de tal interrupção, os pedestres se vêem obrigados a se desviar para o meio da rua, o que, num artéria tão transitada por veículos, ainda mais nos dias de chuva, como é a citada, constitui sério perigo para as pessoas mais idosas, senhoras gestantes, crianças e outros.

"O serviço da obra está parado há cêrca de dois anos, não se justificando, a nosso ver salvo melhor juízo, essa anomalia prejudicial aos transeuntes, ao comércio, enfim, às atividades e aos interêsses de cada um naquele setor". Observação. Muito justa a reclamação do correto alto funcionário de "A Pernambucana". Enviei cópia da missiva ao prefeito José Raimundo, e êste pensa pelo mesmo jeito. Está examinando o assunto para providências.

AS NOTAS - 1) Félix Aires fêz visita de cortesia ao prefeito José Raimundo Medeiros e recebeu homenagem dos diretores da COMEPI (Deoclécio, Barbosa, Elmar): almoço no aeroporto, com a participação de Judith Santana e Tito Filho. 2) Recebo e agradeço, do Rotary Clube Teresina-Norte, o Boletim Informativo Semanal n.º 1, da nova fase. Noticioso e bem redigido. 3) José Cavalcante de Oliveira recebeu amigos para a convivência de alegrias pela formatura de mais um filho: o médico Sebastião Edilson Cavalcante (Universidade do Ceará). Grato à distinção do convite. 4) Para orientação de José Marques de Oliveira: o episódio chamado dos 18 do Forte de Copacabana verificou-se no dia 5 de julho de 1922. Planejaram-se alguns oficiais, em harmonia com a Escola Militar e outros quartéis. Falharam as adesões, menos a da Escola. E esta foi logo subjugada. Objetivos: impedir a posse do presidente Artur Bernardes. Principais cabeças do movimento: Euclides Hermes da Fonseca (não participou da luta). Siqueira Campos, Carpenter, Newton Prado, Eduardo Gomes e o civil Otávio Correia. Luta na praia de Copacabana contra uns três mil soldados do govêrno. Vitória das fôrças oficiais. Ainda para orientação de José Marques de Oliveira: o projeto Jaborandi destina-se a explorar, industrialmente, o jaborandi, em que se encontra a pilocarpina. Das fôlhas da árvore se extrai alcalóide, formador de cristais. Largo emprêgo na Medicina. Financiamento pela SUDENE. O projeto Lameiro visa ao aproveitamento (agricultura) dos chapadões do Sul do Estado. Irrigação. Deverão executá-lo o DNOCS, a SUDENE e a Missão de Israel. 5) Contratados os trintas primeiros colocados em concurso do INPS para auxiliar dos seus departamentos de assistência médica. Início do trabalho: 2 de fevereiro de 1970. Uma vitória da persistência no esfôrço de Jorge Chaib, superintendente da autarquia no Piauí. 6) O casal Waldemar Ribeiro de Carvalho recepcionou amigos por motivo do aniversário das mimosas filhas Silvia e Teresa Emília. Convivência alegre, de algumas horas, com a riqueza e atenções dos anfitriões. Grato ao convite.

In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 30 jan. 1970.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário