Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 23 de junho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (116)

OS SALMOS - O notável jornalista Fabrício de Areia Leão, meu prezado e bom amigo, viu por esta forma o livro de versos de Judith Santana:

"Foi com muito prazer que recebi o livro. Na primeira página, dedicatória gentilíssima. Os SALMOS DE MINHA VIDA são versos que revelam talento e imaginação rica e vivíssima. Qualidades que ornam Judith Santana, cingindo-lhe à fronte os louros de poetisa autêntica e consagrada. Conheci-a nos idos de 1944, na sua terra natal. Naquele tempo ela já demonstrava sensibilidade artística, fluência verbal trescalada de luminosa graça, tendência literária irreprimível acima de tudo. O saudoso poeta e jornalista Osires Mélo já me dissera algo sôbre uma distinta mocinha, muito inteligente e brilhante na arte difícil da conversação. Anos depois, Vitor Gonçalves Neto, o primoroso escritor, repórter e poeta, imortalizou-a no seu romance, ROTEIRO DAS 7 CIDADES, oferecendo-lhe então o relêvo de uma personagem fascinante.

Agora, devo ao ilustre Mestre A. Tito Filho a lembrança da oferta. Sinto-me contente e sumamente grato, tanto ao insigne homem de letras e educador, como à bondade transbordante e comunicativa da mimosa poetisa.

Creio que os seus melhores versos são exatamente os mais simples, suaves e espontâneos; êles revelam vivências, emoções e experiências. Penso que a inspiração é um estado de espírito, sem limitações nem fôrças frenadoras, consequentemente. Quando a poesia de Judith se dirige para o alto, sem dúvida alguma assemelha-se mais a uma elevação de prece. Mas, às vezes ela se revela muito terrestre, muito humana nos seus arrebatamentos. O lirismo e o realismo se entremostram com certa freqüência. Também não se pode afirmar que os seus belos versos tragam inovações na técnica de versejar, moderna ou ultramoderna.

No intróito, as palavras de A. Tito Filho e Renato Alencar já disseram tudo o que se poderia dizer sôbre a encantadora obra de estréia, da aplaudida poetisa piauiense. Êles souberam exaltar com justiça, elegância e brilho, os maviosos SALMOS DE JUDITH!".    




In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, 19 jun. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário