Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 9 de junho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (108)



CALENDÁRIO - A Divisão de Atividades Complementares do Departamento de Educação Média recomendou ainda que os educandários festejassem civicamente o Dia do Mestre e da Normalista (15 de outubro). Assim escreveu, em recomendação, o professor Casimiro Távora: "O dia 15 de outubro, Dia do Mestre e da Normalista, não deverá ser esquecido. Os alunos terão participação ativa. Os grêmios estudantis promoverão festas e reuniões cívicas. Ao diretor cabe coordenar tudo que seja necessário para que o dia do Mestre seja festejado à altura dos homenageados".

Recomendou mais o professor Casimiro, Diretor da Divisão de Atividades Complementares, que se recitassem poesias como "Oração à Mestra", de Marly Guimarães, "Ser Mestre", de Nancy Martha, "Meu Primeiro Mestre", de Correia Júnior. E concluiu: "O mestre sempre foi relegado a segundo plano. Sempre suportou com humildade tôda sorte de indiferentismo. Cabe-nos, numa conjugação de esforços, prestar justiça a êsses abnegados de tão árduo ministério: educar".

AS NOTAS - 1) A Livraria José Olímpio Editôra, manda-me com dedicatória honrosa, a terceira edição de "A Imaginária", de Aldalgisa Nery. Grato. 2) Foram distribuídas ao Piauí através da Secretaria de Educação, quatro bôlsas-de-estudos para aperfeiçoamento de diretores e professôres do ensino normal. Atividades no Centro de Treinamento de Apipucos, no período de 4 de janeiro a 28 de fevereiro de 1971. 3) Sob orientação do professor Antônio de Sousa Rocha, o Colégio Álvaro Ferreira está realizando a II Semana de Estudos de Língua Inglêsa. Conferências do padre Djalma Andrade e dos professôres Camilo Filho e José Gayoso Freitas. Coquetel no dia do encerramento. 4) Em todos os grupos escolares de Teresina e do interior se festeja condignamente a Semana da Criança. 5) De Salvador Rebouças, de Fortaleza, com data de 10.10.1970: "Li a sua exposição na Assembléia. Foi cousa assim de quem está por dentro da matéria, que deve ser o apanágio do secretário que viaja, vendo, tratando e pelejando". 6) Fiz palestra no Grupo Escolar Raimundo Portela. Tema: a criança. E as mestras me homenagearam com bem organizado coquetel. Gratíssimo. 7) Iniciado em Parnaíba, Floriano e Oeiras, curso de professôras leigas. Convênio da Secretaria de Educação com a Usaid e Sudene. Esforços da prof. Cecília e das supervisoras do ensino primário. 8) O Departamento de Educação Média realizou levantamento completo de todos os professôres da capital e do interior. Fichário bem organizado. 9) Hermógenes Martins manda-me do Crato a revista cultural "Itautera", órgão do Instituto Cultural do Cariri. Grato.


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 18 outubro 1970.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário