Quer ler este post em PDF?

terça-feira, 24 de junho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (118)



VISITA - Equipe de Assistência, Orientação e Supervisão do Departamento de Educação Média visitou o Ginásio Filinto Rêgo, da cidade de União. Verificaram-se ali várias reuniões da Equipe com o diretor e professôres.

Roteiro da primeira reunião: Aprendizagem. Aprendizagem como processo e como resultado. Motivação e maturação. Trabalho de grupo.

Direção dos trabalhos: professôres Elizabeth Almeida, Constança Silva e Isália Lustosa. Participação de doze professôres.

Segunda reunião: debates, sob a direção das mesmas professôras da reunião anterior.

Terceira reunião: Apresentação de técnicas de grupo. Comportamento dos membros de um grupo. Emprêgo do G. V. e G. O. como concretização e verificação dos trabalhos das reuniões anteriores.

Quarta reunião: A orientação educacional e seus métodos. Aspectos da psicologia do educando. O professor e o papel que desempenha na orientação educacional. A educação integral: lar, escola e comunidade. Como implantar o círculo de Pais e Mestres. Como planejar atividades complementares através dos objetivos de cada disciplina para integrar a escola na comunidade. Trabalhos orientados pelo professor Casimiro Távora Ramos Filho.

Resultados: 1) a equipe de professôres trabalhou com seriedade e eficiência; 2) o rendimento suplantou a expectativa geral; 3) a direção o ginásio reflete-se no clima de organização educacional.

As considerações foram apresentadas pelos professôres Elizabeth Gomes de Almeida, Maria Constança da Silva, Isália Lustosa Nogueira de Araújo e Casimiro Távora Ramos Filho, com esta observação final: "O interêsse do diretor e dos professôres se fêz sentir no desenvolvimento dos trabalhos como também na organização da escola. Observamos fatos interessântes de aprendizagem e de integração na comunidade, como: a direção do estabelecimento, em face do problema de recursos de determinação número de alunos para aquisição de fardamento de educação física, organizou comissão com pessoal da secretaria e alunos a fim de conseguir do comércio local os recursos com que se suprissem tais deficiências".

Parecer da professôra Maria Ercília Freitas, criadora do Departamento de Educação Média, a respeito da visita de que ora se trata: "Apraz-nos enviar o relatório do encontro realizado na cidade de União pelos professôres dêste Departamento. A experiência foi válida e de proveito, tanto para o colégio visitado quanto para nós que a realizamos".

Manifestação da direção do educandário visitado: "Foi excelente que a Secretaria de Educação criasse um departamento para atender especialmente os problemas do Ensino Médio. São sempre válidos encontros dessa natureza. O entrosamento e troca de idéias da equipe com os professores foram proveitosos. Sentimos necessidade de que êsses encontros sejam mais frequentes. A equipe deve manter intercâmbio com o corpo docente dêste educandário, remetendo-nos, inclusive, publicações de caráter educativo".


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 20 out. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário