Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 26 de junho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (123)



POLÍTICA - De Drumond Júnior (Jeremias Abreu Pereira da Silva), especialmente para esta coluna:

"Na hipótese de o senador Petrônio Portela sair candidato ao govêrno, a chapa de senadores da ARENA, desde que não surja fato nôvo, deverá ser esta: Helvídio Nunes, Cândido Ferraz, Sigefredo ou general Gayoso. É claro que a inclusão de Helvídio vai depender da Lei das Inegibilidades, que poderá bloquear as aspirações de governadores, vices, prefeitos e outros membros de executivos. Ressalvo também que a composição da chapa com três nomes tem em vista a realização de eleições para a vaga de Petrônio, vale dizer: o seu suplente, no caso Benoni Leal, não assumiria, por implicações da lei ou vontade própria.

"Recordo que, há mais de um ano, em coluna jornalística, mostrei que a questão da senadoria iria transformar-se em "briga de foice no escuro", quando então previ a possibilidade de um esquema político baseado na candidatura Petrônio Portela ao govêrno, seguida da renúncia de seu suplente de senador. Êste esquema, que poderá ressurgir, abriria três vagas ao Senado, acomodando, sem arranhões, Helvídio, Cândido, Clímaco ou um dos Pachecos. Entretanto o retôrno do general Gayoso à militância política, poderá resultar em modificações do esquema previsto. A alteração incluiria, já agora, o nome do general em substituição a Clímaco.

"Corre-me o dever de lembrar que na ocasião em que previ o esquema com a substituição de Sigefredo por Clímaco, o eminente senador andava com a saúde abalada e com pretensões de descanso. Na ocasião o prof. Cláudio Pacheco não tinha interêsse em deixar a carteira que dirige no Banco do Brasil e o ex-governador general Gayoso parecia ter desertado da política. Todavia, ultimamente, os ventos sopram em várias direções.

Observe-se que qualquer outro esquema que inclua a permanência de Petrônio no Senado dificultará a composição da chapa de senadores, pois apenas duas vagas se darão. Existe, assim, prenuncio de borrasca sôbre a nau da senadoria, até porque os seguintes fatos revelam a certeza da luta que poderá desencadear-se. Os fatos são êstes: 1) o retôrno de Gayoso ao cenário político só poderá ser em tôrno de Senado ou Câmara Federal; 2) a declaração do governador, publicada em "Última Hora", do Rio deixa claro que disputará a Câmara ou o Senado desde que a lei o permita; 3) a entrevista do senador Ferraz ao jornalista Tito Filho não deixa dúvida de que voltará a pleitear a sua reeleição; 4) os pronunciamentos de Clímaco, divulgados em JORNAL DO PIAUÍ, não escondem as intenções do vice-governador com relação ao Govêrno ou Senado; 5) os contatos de senador Sigefredo com suas bases políticas e o seu otimismo quanto a saúde indicam que o parlamentar não pretende desertar da luta ainda esta vez.

"Entretanto continuo admitindo a possibilidade de Clímaco recuar e aceitar as opções por mim já assinaladas: Câmara Federal, direção do Banco do Estado ou uma das Secretarias do Executivo piauiense.

"Finalmente, acredito que o sucessor de Helvídio acolherá os seguintes nomes como auxiliares de seu Govêrno: João Clímaco, na hipótese de não marchar para o Legislativo Federal; Paulo Ferraz, se não conseguir a vice-governança; Bernardino Viana, cujo nome já vem sendo citado como futuro Secretario de Finanças; e Aurino Nunes, que poderá alcançar uma Secretaria de Estado, o comando da Polícia Militar (se até lá for promovido a major) ou a Prefeito de Teresina. Aliás, no caso de Helvídio não poder candidatar-se à Câmara ou ao Senado é certo que Aurino o substituirá na composição da chapa de deputados federais, desde que a lei consista".

AS NOTAS - 1) Nomeados diretor e diretor-substituto da Faculdade de Direito do Piauí os professôres de Direito Penal Robert Wall de Carvalho e Nódgi Nogueira. 2) Dia 18, em Teresina, o cônsul dos Estados Unidos no Recife Douglas McLain. Pretende entrevistar-se com Helvídio Nunes, Clímaco de Almeida, Petrônio Portela, José Raimundo Medeiros, Cândido Ferraz, Dom Avelar e Camal Cúri. 3) Para Sara, mais Estados e respectivas capitais dos Estados Unidos: Novo México (Santa Fé), Ohio (Columbus), Oklahoma (Oklahoma City), Oregon (Salem), Pensilvânia (Harrisburg).

 


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 17 fev. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário