Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 20 de junho de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (115)

LIVRO - O "Correio Brasiliense", de 6.1.70, publicou a seguinte notícia: "A partir de março, estará no mercado livreiro do país o livro de autoria do professor Oswaldo Lemos de Oliveira sôbre o Método DEG (Dinâmica Expressional Globalizada), que lhe custou onze anos de pesquisa, e que, segundo o autor, constitui um processo científico que permite aumentar o poder de argüição, memorização, percepções e assimilações em todos os ramos do conhecimento humano, em até noventa por cento de aproveitamento, num prazo extra de 120 metros, "desde que a idade mental do indivíduo seja normal e o processamento audiovisual esteja dirigido com especial adequação".

"O professor Oswaldo Lemos veio a Brasília, a fim de entregar ao Ministro Jarbas Passarinho o memorial contendo informes gerais sôbre os Fundamentos Metodológicos da Dinâmica Expressional Globalizada (Método DEG).

"Êsse método - disse-nos mais o seu autor - resulta da junção eclética de conhecimentos básicos na Psicologia da Forma, da Reflexologia, na Mnemotécnica Aplicada, no Associacionismo Eclético, na Fisiologia Cerebral e princípios de Ginetica, representando o que de mais moderno existe no estudo das limitações e potencialidades psicopedagógicas e a sua aplicação planejada.

"O professor Oswaldo de Oliveira de Oliveira Lemos, piauiense de apenas 24 anos de idade, é já uma das maiores autoridades em dinâmica expressional".

AS NOTAS - 1) Félix Aires, que se encontra em Teresina, foi homenageado com lauto almoço pelo desembargador Felício Pinto. 2) Grato à mensagem de Boas-Festas e felicidades em 1970 que me mandou a Fundação Getúlio Vargas. 3) W. S. S. Lima, num esfôrço aplaudido, reuniu, numa coleção de muita utilidade, as leis militares e de segurança individual. Grato ao exemplar que teve a distinção de mandar-me. 4) De Kasef: "O princípio da liberdade é inseparável do princípio da responsabilidade". 5) Para orientação de Edelweiss: considera-se Ana Néri a primeira enfermeira voluntária brasileira. 6) A respeito da Assembléia Geral das Nações Unidas, a pedido de José Marques de Oliveira: essa Assembléia reune-se na terceira têrça-feira de setembro, na sede da ONU (Nova Iorque) para a sua sessão anual, que dura até às vésperas do Natal.

DA CORRESPONDÊNCIA - De Coelho Júnior, com data de 7.1.70: "Caro professor. Gostaria que o caro professor me desse as seguintes explanações a respeito das questões enumeradas: 1) Pode meu pai vender o cartório que possui? 2) Pode o cartório passar para um dos filhos? Agora, quanto ao lançamento de sua candidatura nas próximas eleições, minha família está de pleno acôrdo para a votação no ilustre professor". 1) Não. 2) Pode, com obediências à lei, mas não há direito do filho [sobre] cartório de que o pai é o titular. Quanto à candidatura: não sei se serie candidato, mas sou gratíssimo à espontaneidade da manifestação.     



In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 17 jan. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário