Quer ler este post em PDF?

sábado, 24 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (99)



BANDEIRA - Com data de 6.1.70: "Prezado prof. Tito Filho. Peço, se possível, fazer ligeiro comentário sôbre o caso do Tenente Bandeira. Como está atualmente? Já se encerrou? Aproveito a oportunidade para dizer-lhe o quanto admiro a sua personalidade sábia e desprendida em prol da cultura piauiense. a) José Bento Ibiapina - Rua Gabriel Ferreira, 489 - Sul".

Observação. O crime de Sacopã (belo recanto do Rio de Janeiro) ocorreu no dia 6 de janeiro de 1954. A vítima, bancário Afrânio Arsênio de Lemos, foi encontrada morta, dentro do "Citroen" de sua propriedade. Estava o rapaz varado de balas. Crime misterioso. Indagando das relações do morto, a polícia chegou a Marina Costa, tipo leviano, e ao tenente-aviador Alberto Jorge Franco Bandeira, a outra peça do triângulo amoroso. Marina mantinha relações de amor com os dois. Falso criminoso passional, Bandeira tornou-se ídolo do elemento feminino brasileiro (jovens). Foi julgado (júri) e condenado a quinze anos de prisão. Cumpriu metade da pena e obteve o benefício do livramento condicional. Passou nesse tempo a personagem dos comícios políticos do deputado Tenório Cavalcante. Perdeu o prestígio feminino. Tenório Cavalcante, em reportagens sensacionais, quis provar-lhe a inocência. Foi à Justiça, mas nada obteve junto à Primeira Câmara Criminal do Rio de Janeiro. O caso, porém, nunca estará encerrado, porque a lei permite que outra revisão criminal seja requerida, desde que apoiada sôbre novas provas.

AS NOTAS – 1) Iolanda Sá, bolsista do SERSE do Piauí, representou condignamente o nosso Estado na Escola do Serviço Social de João Pessoa (Paraíba). Obteve o primeiro lugar da turma e foi a primeira aluna durante os quatros anos de estudos. Tirou distinção no trabalho de conclusão do curso, equivalente a defesa de tese. É filha mais nova de figura excepcional da magistratura piauiense: Pedro Sá. 2) Maria do Rosário Lemos, piauiense, conquistou posição de relêvo, como professôra, na Secretaria de Educação de Brasília. Especialidade: ensino de surdos-mudos e de deficientes de linguagem. Afastou-se da capital federal, com prejuízos, para ganhar aqui a metade do que percebia lá. Veio para grave e grande missão: dirigir e orientar a escola de surdos-mudos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, já batizada Escola "Professôra Consuelo Pinheiro". 3) "Professor Tito Filho. Venho à sua presença com o objetivo de receber de sua capacitada pessoa uma resposta: como se originou a côr negra da pele dos homens? Em reuniões aqui no Parque Piauí já fiz esta pergunta, mas não obtive resposta. Agradeço a atenção. Teresina, 4.1.70. a) Francisco Fernandes de Sousa - Parque Piauí - Quadra 11 - Casa 14". Observação. Silva Melo esclarece que a côr negra resulta de adaptação climática. Nos climas quentes (já aqui a indicação não é de Silva Melo, mas da própria ciência), úmidos, mais tropicais, um pigmento chamado MELANINA, que se tem como proteção da pele contra irradiação solar, provoca a côr negra. A MELANINA é constituída de um agregado complexo de pigmentos, de enzimas e proteínas. 4) Para orientação de José Marques de Oliveira: a guerra do Vietname originou-se das divergências entre a França e o líder comunista Ho Chi Minh. Houve a divisão do Vietname em dois países (Norte e Sul). Os acordos de Genebra não foram cumpridos. Nova guerra começou entre os dois Vietnames, que dela participam, com os Estados Unidos ao lado do Sul, e os vietcongues (comunistas do Sul) contra os Estados Unidos e contra o Vietname do Sul. 5) Será dia 24 a "Noite dos Destaques", em Floriano, festa de elegância que a inteligente Nice Lourdes promove, anualmente. Grato ao convite e à generosidade da inclusão do meu nome entre os homenageados. 6) Em Teresina, o coronel José Augusto Araújo Resende, expressão, pela cultura e dignidade funcional, do magistério do Colégio Militar da Guanabara. Veio acompanhado do filho José Augusto, hóspede de Dona Edite Tito, viúva do desembargador Arimathéa Tito.

In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 15 jan. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário