Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 12 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (93)



POLÍTICA - Manda dizer-me Jeremias Abreu Pereira da Silva (Drumond Júmior), com data de 2.1.1970: "O calendário político para o corrente mês inclui medidas que terão curso sob direta orientação do Govêrno. Até o final de janeiro, o ministro da Justiça deverá concluir os estudos sôbre a Lei Orgânica dos Partidos, o Código Eleitoral e a Lei das Inelegibilidades. Tais diplomas definirão, como é fácil observar, os rumos políticos do país e abrirão as portas à chamada renovação dos quadros dirigentes. Assim a Revolução inicia a década de 70 armada de instrumentos capazes de alterar o panorama político, inclusive nos Estados. Os esquemas sucessórios vigentes, ou em marcha, deverão sofrer alterações, tôdas visando ao fortalecimento da Revolução de 31 de março.

"É certo que os governos estaduais encontrarão dificuldades em compor o quadro político do situacionismo local, notadamente quanto à filtragem de candidatos a postos no Executivo e no Legislativo.

"No Piauí a filtragem de aspirantes ao Legislativo estadual colocará Petrônio Portela, Helvídio Nunes e Clímaco de Almeida em posição de alerta, devendo verificar-se arranhões. Êsses arranhões poderão aprofundar divergências sabidamente existentes e que a calmaria política vem mantendo sob contrôle. Tais divergências sairão do estado de hibernação em que se encontram na medida em que qualquer dos citados líderes sentir incursões em suas bases políticas. Seria pueril supor, para exemplificar que Clímaco de Almeida venha a concordar com o alijamento de um Edson Rocha, sabidamente leal a êle e que não se encontra em cima do muro, à espera de quem vai dar as cartas. A recíproca é verdadeira: Petrônio, tanto quanto Helvídio, quebrará lanças para fazer passar pelo gargalo do funil aquêles a quem identificar como fiéis ao seu esquema. É defeso ao senador e ao governante não confiar em adesões de última hora mas, ao contrário, exigir definições muito antes do período de desincompatibilização. É esta, aliás, a única arma de que dispõem Helvídio e Petrônio para obrigar a descer do muro os que se encontram nesta cômoda posição. O argumento encontra justificativa neste fato: deputados estaduais e secretários de Estado, que aparentemente gravitam obedientes a Petrônio. E vice-versa. Muitos que aparentemente vicejam ainda em volta do senador já se integraram na equipe de Helvídio. Sôbre o assunto forro a argumentação com mais um exemplo: daqui para  a frente o secretário Adalberto Correia Lima receberá, mais facilmente, estímulos políticos de Helvídio do que de Petrônio. Em compensação, Clímaco de Almeida, Sigefredo e Gayoso mais facilmente se comporão com Petrônio.

"Entretanto é evidente que as lutas de bastidores não afetarão a unidade da ARENA piauiense. Não ocorrerá em nosso Estado o que ocorreu em São Paulo, onde o partido situacionista se dividiu entre o governador e o vice. No Piauí, apesar dos arranhões que vão acontecer, o situacionismo marchará para as eleições unido e forte. É pueril, por exemplo, admitir que Clímaco de Almeida romperá com a situação se porventura lhe arrebatarem - e isto vai ocorrer - a oportunidade de ser governador ou senador, no caso, é evidente, de a lei o permitir. Quando muito Clímaco reivindicará qualquer dos dois postos, desde que a lei das inelegibilidades o permita. Mas não brigará. E se Helvídio lhe passar o Govêrno para disputar o senado - se também a lei o permitir - é certo que êle Clímaco sustentará o esquema situacionista. Para êste suposto "sacrifício" há uma compensação que agora revelo: a direção do Banco do Estado, cargo que constitui hoje solução justa para um homem da tradição, do critério, da lealdade e da envergadura política de um João Clímaco de Almeida".

AS NOTAS - 1) De Ana Rosa Arigony Haiat, distribuidora de processos educacionais pelo Brasil, organizadora da exposição de pintura a quando da inauguração do Banco do Estado, recebo num cartão de Natal êste incentivo: "Para o ilustre Tito Filho esta mensagem de felicidades compatível com a sua inteligência e cultura". Ana Rosa pertence ao Ministério da Educação e Cultura, no Rio. 2) Vitórias merecidas dos três filhos de Jeremias Abreu Pereira da Silva: Gilberto e Mário aprovados no primeiro ano de engenharia da Universidade de Brasília. Renato concluiu o cientifico do Colégio "La Salle", também na capital federal. Estudiosos, confortam de alegrias o coração dos pais. 3) Determinada a publicação de nôvo edital de concurso para o cargo de desembargador (vaga de Robert Carvalho).

 
In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 11 jan. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário