Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 26 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (100)



MEDICINA - O II Encontro Científico de Estudantes de Medicina, período de 12 a 17 de julho de 1970, em Fortaleza, sob os auspícios da Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará e patrocinado pelo Centro Médico Cearense, já tem as seguintes atividades confirmadas:

Mesas-redondas - Fome - a orientação do diagnóstico cirúrgico pela histopatologia - perspectivas do exercício da Medicina no Brasil - detecção, prevenção, problemas e perspectivas do tratamento do câncer - perspectivas da reforma universitária, seus objetivos e sua aplicação - reprodução - o estudante de Medicina nos problemas de saúde.

Conferências - Os sistemas Celulares nos Tecidos Conjuntivos. O Ensino de Cancerologia nas Escolas Médicas.

Temas livres - Haverá curso paralelo de Patologia com quatro atividades programadas.

O II Encontro pode oferecer acomodações para dez pessoas por delegação, bem como refeições por preço mínimo, no restaurante universitário.

É esta a Comissão Executiva do Encontro: acadêmicos Ananias Magalhães Neto, José Tomás de Lima, José Joaquim de Oliveira Monte, José Luís da Paz e Tânia Maria Carlos Vidal.

AS NOTAS - 1) Manda dizer-me a ilustrada professôra Nantilde Melo, em carta do Recife: "Ontem vimos aqui pela televisão, com nitidez impressionante, programa transmitido diretamente do Japão, da Feira Internacional de Osaka. Verdadeiro milagre da Tecnologia. Enquanto isso fico a pensar que em nosso Estado não há canal de Televisão, embora haja tanto esfôrço empregado nesse sentido". 2) Do caro amigo Jusselino de Souza Lima, de Fortaleza, com data de 25.3.1970: "Regressando de viagem, encontrei o livro de poesias do inolvidável desembargador Arimathéa Tito, a quem tive a honra de conhecer, admirar e respeitar pela grandiosidade do seu espírito, e do seu saber. Buscando méritos para justificar um presente de tal porte, só me veio à mente um passo, que li algures, do imortal Rui: "... isto é demais para quem tão pouco merece". Muito obrigado, professor". 3) Da distinção do professor Balduíno Barbosa de Deus recebo "O Descobrimento do Brasil", de Damião Peres: "A Carta de Caminha" e "Biografia de Cabral". Grato. 4) Presente principesco de Lino da Fonseca: três paisagens maravilhosas dos rios amazonenses e da floresta da árvore da borracha. Agradecido. 5) De Waldyr Suassuna, pernambucano do Recife, com data de 10 de março de 1970: "Em futuro próximo, espero visitar o Piauí e comunicar-me com o ilustre intelectual". 6) Da gentileza de Orlando Queiroz recebo "Teresina", excelente retrato social e estatístico desta capital piauiense. Grato. 7) Publica o jornal "Unitário", de Fortaleza, edição de 15.3.1970: "Regressou recentemente de Moçoró, Rio Grande do Norte, o poeta Altevir Alencar, que estabeleceu bases para lançar oficialmente o seu próximo livro ALGUMA POESIA na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Regional do Rio Grande do Norte, contando com o apoio do Instituto de Cultura do Oeste Potiguar e das demais unidades da Universidade local. Dará um recital de poesias e promoverá uma noite de autógrafos". 8) Vitória da inteligência de Santana e Silva, Ary Sherlock, Tarcísio Prado, Jackson Moreira: a peça religiosa, com fundamento na paixão de Cristo, apresentada durante a Semana Santa, ao público teresinense. Espetáculo artístico do melhor conceito. Arte e Educação. 9) Os servidores do Ministério da Agricultura homenagearam o dr. João Alves de Moura, no dia do aniversário do Diretor Estadual do Ministério da Agricultura no Piauí. Fui intérprete da mensagem de alegrias de todos.    


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 15 abr. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário