Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 9 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (88)



POESIA - Judith Santana, poetisa da sua cidade, manda-me, de Piripiri, êste sôneto:

"Quantas vêzes, meu Deus, fico sozinha,
Entregue aos sonhos e à meditação
E me vem logo na imaginação:
Que vida triste e solitária a minha!

Quando o ocaso da vida se avizinha
Uma angústia me fere o coração
Vão causando esta dor que me espezinha.

A tristeza dos sonhos mal vividos,
A lembrança cruel de alguns revezes,
Vão, aos poucos, ao nada me levando.

Busco, em vão, sufocar os meus gemidos,
Apegando-me ao mundo algumas vêzes
E outras vêzes do mundo me afastando.

AS NOTAS – 1) Da exemplar servidora pública Maria Antonieta Batista: "Cumprimentos justa escolha seu nome frente Educação". 2) Altevir Alencar manda-me mais um livro de sua autoria: "Alguma Poesia". Comentário depois de leitura. 3) Da dedicada servidora do IPASE Zelina de Areia Leão Carvalho: "Cumprimentos pelo brilhante acesso e os melhores votos de pleno êxito". 4) Do integro magistrado Arquelau Amorim: "Não há fugir ao lugar comum: o homem certo no lugar certo. De parabéns o govêrno pela excelente escolha. De parabéns, sobretudo, o Piauí, redimindo-se da velha dívida para com um incansável batalhador em prol da elevação do nível cultural do Estado, mesmo do país. Grande abraço, entremeado de votos de profícua e fecunda administração”. 5) Do distinto Sr. Raimundo Gomes Filho, gerente da APLUB: "É com satisfação que cumprimentamos V. Exa. pelo honroso e merecido cargo público. Na oportunidade, os que formam a Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil, por meio desta gerência, manifestamos os nossos votos de uma feliz e profícua administração no decorrer do mandato que lhe foi confiado". 6) Do prezado amigo Mário José Dantas: "Reconhecendo os méritos do prezado e culto professor, a Diretoria do Círculo Operário N. S. do Amparo não pode deixar passar despercebida, para formular-lhe os melhores votos no govêrno Clímaco de Almeida. É louvável sua escolha para o cargo de Secretário de Educação e Cultura, onde certamente, haverá de demonstrar, mais uma vez, o seu talento, a sua capacidade intelectual reconhecida por todos, justamente no momento em que vivemos, em que a carência de mestres que saibam formar a personalidade dos alunos é vivamente sentida por todos os que desejam ver uma mocidade devidamente instruída e formada para o futuro da grande pátria". 7) Do casal José Augusto-Nantilde Melo, do Recife, estimadíssimos amigos: "Confiados êxito sua administração enviamos cumprimentos ilustrado amigo". 8) Muito grato à Academia Brasileira de Trova pelo convite para a posse do poeta Virgílio Domingues Filho. A solenidade realizar-se-á no dia 13 de junho, 16 horas, Auditório do Museu Nacional de Belas Artes, Rio. 9) Da generosidade de Edson Pires: "Os seus méritos, a sua capacidade de trabalho e a sua inteligência haverão de dar o colorido desejado à Secretaria de Educação". 10) Félix Aires, do Rio, manda-me valioso presente: "Escritores em ação" - páginas de fixação do pensamento de Alberto Moravia, Aldos Huxley, Ernst Hemingway, Ezra Pound, François Marine, Françoise Saigar, Georges Simenon, Henry Miller, Lawrence Durrel, Mary McCarthy, T. S. Elliot, Truman Capote, William Faulkner e E. M. Forster. Grato. 11) Da bondade de José Geraldo Castelo Branco: "Todo o Piauí se rebijula sua investidura na Secretaria de Educação. Capacidade de trabalho, dedicação e amor à instrução pública são atributos que tem de sobra para elevar bem alto o nome de nosso Piauí”. 12) Da conceituada Editorial Piauí: "Parabenizamos ilustre amigo sua posse Secretaria Educação e Cultura. Somente agora govêrno Estado se lembrou escolher tão acertadamente grande nome para importante cargo".


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 11 jun. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário