Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 19 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (98)



POLÍTICA - De Brasília, Drumond Júnior manda-me estas notas de viva atualidade: "1) A meu ver a renuncia de Petrônio Portela à 1ª Secretaria de Senado está ligada à frustração de sua candidatura ao govêrno. Mas o parlamentar nega o fato. 2) Poderá haver um reexame de candidatura a governador, como tentativa de fazer retornar para a área civil a escolha de candidato. Já agora acho difícil que os escalões mais elevados se fixem em outro nome que não Stanley, a não ser que o próprio Petrônio tenha conseguido vencer alguma resistência. 3) A existência de apenas duas vagas ao senado dificulta a ascensão de Clímaco de Almeida e o retôrno de Sigefredo Pacheco. As duas cadeiras recairão em representantes da extinta UDN. Até o momento prevalece a indicação de Helvídio Nunes e Cândido Ferraz. 4) Recaindo em dois ex-udenistas a escolha da chapa de senadores, Paulo Ferraz não alcançara a vice-governança. Esta irá para Sebastião Leal, ou para um representante da livre emprêsa: Lourival Parente ou Adalberto Correia Lima".

JORNAL - Divulgo a notícia seguinte. Está circulando o nº 8 do “Jornal do Escritor", número nacional de cultura. Neste número, "Jornal do Escritor" faz reapresentação de valores que muito trabalharam pela literatura, caso de Eneida; inicia a publicação da "antologia brasileira" com o romancista Macedo Miranda; apresenta de corpo inteiro o imortal Mauro Mota; lança um nôvo grande contista paranaense - Armando Ribeiro Pinto; faz ampla cobertura de todos os fatos culturais ocorridos no país e traz autêntica novidade: um tablóide contando tudo sôbre o concurso nacional de contos, do Paraná, cujas inscrições se encerraram no dia 31 de março. Em Teresina, "Jornal do Escritor" pode ser encontrado com o representante José Gil Júnior, Rua Areia Leão, 797-Norte.

Ainda a respeito dessa útil publicação, José Gil Júnior envia-me a seguinte comunicação: "Prof. Tito Filho. Ficam aqui os dois últimos números de "Jornal do Escritor", órgão nacional de cultura. Gostaria de que fizesse no seu programa ligeira apreciação sôbre eles, dando especial destaque ao tablóide nêle inserido, sôbre o III Concurso Nacional de Contos, promoção do govêrno do Paraná. É nosso propósito lançarmos no próximo número, o de abril, uma coluna a respeito dos acontecimentos culturais do nosso Estado, revelando os valores novos que surgem. Aqui ficam os meus sinceros agradecimentos".

OBSERVAÇÃO. Fiz, na época oportuna, pelo rádio, a divulgação solicitada pelo prezado amigo.

DA CORRESPODÊNCIA - Da íntegra devoção à coletividade de José Emílio Ommati recebo, com data de 15.3.70, a seguinte: "Prof. Tito Filho primeiramente, desejo expressar-lhe o sentimento de admiração à sua inteligência e ao seu preparo intelectual, bem assim o meu aplauso ao seu incansável trabalho nas lides jornalísticas, procurando fazer imprensa sadia, dentro do mais elevado padrão de ética e de cultura. Sua atuação tem sido de real proveito para a nossa população, que recebe, por intermédio de seus programas de rádio e de seus artigos de jornal, a idéia sadia e benéfica, oferecida em recipiente da mais bela forma literária.

"Sabendo que o caro professor focaliza os mais variados assuntos, entre os quais política, encareço sua preciosa colaboração no sentido de divulgar minha decisão de candidatar-me a vereador de Teresina, para a continuação dos trabalhos que iniciei, a partir de 1967, em prol da melhoria de nossa cidade".

OBSERVAÇÃO. Se mais uma vez consagrada pelas urnas a candidatura de Ommati, o lucro cabe a Teresina, que continuará a valer-se de sua inteligência e de seu amor a esta paisagem tão sofredora e digna do trabalho cívico de todos.

     
In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 14 abr. 1970. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário