Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 5 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (86)



PROSTITUIÇÃO - Marie Thérèse escreveu "História de uma Prostituta", e do livro a gente extrai afirmações interessantes. Para ela, atormenta a vida da prostituta: a) esperar pelo freguês horas e horas; b) a identidade dos freguêses: sempre os mesmos (chatos); c) vender o corpo sem prazer; d) a inexistência de solidariedade entre as horizontais; e) o desprêzo que a burguesia dá às rameiras; f) a necessidade de dinheiro; g) os exploradores: atrás da prostituta quase sempre a sombra temível ou apagada do explorador, do cáften (ou cafetina).

A CONCEPÇÃO - De Roman Jacobson: "Em resumo, a análise do verso é inteiramente da competência da Poética, e esta pode ser definida como aquela parte da Linguística que trata a função poética em sua relação com as demais funções da linguagem. A poética, no sentido mais lato da palavra, se ocupa da função poética não apenas na poesia, onde tal função se sobrepõe às outras funções da linguagem, mas também fora da poesia, quando alguma outra função se sobreponha à função poética" ("Linguística e Comunicação" - 1969 - página 132).

DISNEYLÂNDIA - Milionário dezenas de vêzes, Walt Disney não sabia guardar dinheiro. E veio a Disneylândia, o seu maior cometimento, a realização que fêz de Disney uma impressionante personalidade do século XX. Antes deu expressão ao desenho animado. Criou Mickey, Donald, Pluto, Zé Carioca. Revolucionou a cinematografia dos desenhos, revelando-lhe as possibilidades artísticas, educativas e recreativas com "Branca de Neve e os Sete Anões", "Pinocchio", "Fantasia". Produziu a película com intérpretes desenhados e figuras vivas de atores e atrizes. Assombroso o método: o camundongo Mickey a dialogar com Frank Sinatra. Passou Disney a produzir filmes naturais, utilizando-se de episódios quase desconhecidos da história americana. Filmes encantadores: a alma humana sempre plena de bondade. Cinema voltado para a educação do menino, o menino que foi a preocupação dêsse artista imortal. Amava a criança, e amando-a, sinceramente, dava-lhe, no filme o ambiente do lar tranquilo, comunicativo, risonho. E terminou por construir a Disneylândia, distribuída em quatro distritos: 1) A Terra dos Pioneiros, com os quadros gloriosos das lutas dos primeiros povoadores da América. 2) A Terra da Aventura: as lendas, os usos, os trajes, os animais, as árvores de diversos povos e paisagens da terra. 3) A Terra da Fantasia, em que se reproduzem contos de fadas. 4) A Terra do Futuro, uma visão da vida além dos tempos atuais.

AS NOTAS - 1) Agradecido às mensagens natalinas de João Carlos Dias, Judith Santana, Heitor Castelo Branco Filho e servidores da Diretoria de Portos e Vilas Navegáveis, Valdinar Dos Santos Araújo, José Ribeiro Gonçalves. 2) Lamb escreveu: "O maior prazer que conheço é fazer uma boa ação em segrêdo, e vê-la descoberta por acaso". 3) Quadro de falta de educação em Teresina: lavagem de veículos no meio das ruas. 4) Para orientação de Luís Gonzaga dos Santos Rêgo: o raciocínio visa ao conhecimento da verdade. Em tôda verdade existem princípios e conclusões. Raciocinar é passar dos princípios às conclusões. Comumente se divide o raciocínio em indutivo, dedutivo e analógico. 5) José Luís da Natividade Martins de Carvalho colará grau, hoje, de noite, como bacharel pela Faculdade de Direito do Piauí. Triunfo merecido. José Luís é expressão da inteligência môça desta terra. Tem realizado trabalho digno de nota, na defesa dos interêsses da classe universitária e como jornalista. Sou agradecido ao convite que me mandou para as solenidades de formatura. 6) Na vanguarda das causas da prostituição está mulher séria. Sebastião Leal não deve esquecer tal circunstância, no instante em que deseja encerrar as atividades do submundo da rua Paissandu. Damos-lhe apoio e solidariedade nos atos de saneamento moral que pretende realizar, mas lhe pedimos que examine os aspectos humanos da questão. Sem que (se) recuperem as meretrizes não se liquida a prostituição, isto é, relações sexuais com um numero indeterminado de indivíduos mediante remunerações. Liquidar uma concentração de horizontais e permitir que elas se concentrem noutro local não determina a resolução do problema.



In: TITO FILHO, A. Caderno de Anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 9 jan. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário