Quer ler este post em PDF?

sábado, 17 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (97)



CONCURSOS - De José Walter de Sousa, com data de 8.1.1970: "Sou seu constante ouvinte. Prezado professor, a missão desta correspondência é falar de um concurso que fiz no dia 6 de julho de 1968, com a duração de treze dias, pois o término foi no dia 19 do mesmo mês, como provas orais e escritas das seguintes matérias: Português, Matemática, Geografia, História do Brasil e Lei Orgânica da Justiça. A meu ver foi um dos concursos mais rigorosos que já houve em Teresina. Sofri muito, pois sou um pai de família com onze filhos e espôsa para dar o sustento. Digo sofri porque o concurso foi feito na parta da manhã e da tarde, e passei fome para enfrentar, com a minha pouca inteligência, as provas e obter uma classificação que até não foi alta. Fui classificado em sétimo lugar, com nota seis e dez centésimos, para o cargo de Vigilante de Menores da capital.

"Agora, distinto professor, passarei a contar minuciosamente o que está acontecendo. O desembargador João de Deus Lima leu-me o ofício que êle remeteu ao governador do Estado, dizendo que os candidatos aprovados, em número de cento e cinquenta e oito, têm capacidade para desempenhar as funções em qualquer repartição do Estado. O mesmo desembargador João de Deus Lima me afirmou, pessoalmente, que está necessitando de funcionários e no Tribunal existem funcionários em ponto de aposentadoria, mas nada pode fazer. A verdade é que o senhor governador não nomeia os que têm direito. O Juizado de Menores está sem vigilância, sem comissários, os guardas-civis é que estão servindo de vigilantes, e os concursados apenas com o direito de caminhar para saber da sorte do concurso.

"Distinto professor, uma palavra sua vale muito. Assisti aquela explicação sôbre o concurso do INPS, e o diretor desta identidade, com louvável esfôrço já conseguiu aproveitar quinze candidatos.

“Caro professor, faça um apêlo ao sr. governador do Estado e ao presidente do Tribunal de Justiça para que as nomeações sejam feitas, pois todos nós lutamos com muita dificuldade para fazer o concurso e estamos agora esperando ao menos a nomeação dos primeiros candidatos aprovados. O meu consôlo tem sido a fome que se alojou dentro de minha casa, com as trezes pessoas que tenho a responsabilidade de sustentar, e trinta e cinco cruzeiros novos de aluguel de casa".

OBSERVAÇÃO. A respeito do assunto recebi a seguinte correspondência: "Ilustre prof. Tito Filho. Respondendo ao seu memorandum de ontem, devo esclarecer que ainda não houve nomeações para o cargo de Vigilante de Menores do Poder Judiciário, assunto que foi tratado em carta que lhe dirigiu José Walter de Sousa, residente na avenida Jacob Almendra, 709, nesta capital. O expediente para tais nomeações é tratado diretamente entre o Chefe do Poder Judiciário e o Excelentíssimo Senhor Governador. Em consideração a V. Exa. devo adiantar-lhe que é pensamento do Govêrno fazer as referidas nomeações dentro dos meses de fevereiro e março do corrente ano. Renovo-lhe protestos de amizade e aprêço. a) Aurino Nunes Filho, Secretário do Govêrno".


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 14 jan. 1970. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário