Quer ler este post em PDF?

sábado, 3 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (85)



DA CORRESPONDÊNCIA - De José Walter, cujo idealismo orgânico criou a biblioteca Circulante de Teresina (ainda não funcionando): "É lamentável o risco pelo qual passou o nosso Estado de perder a excelente oportunidade de tantos benefícios. A sua prontidão em pronunciar-se junto ao Instituto Nacional do Livro é um dos mais sensibilizantes exemplos da sua grande atuação à frente da Secretaria de Educação e Cultura".

Obs. Muito obrigado a José Walter. De feito, quase o Piauí perdia a oportunidade de um curso de bibliotecário e de receber vinte e cinco mil livros e uma Kombi-biblioteca. Depois de entendimentos com a ilustrada diretora do Instituto Nacional do Livro, o curso será realizado em janeiro de 1971, ocasião em que se verificará o recebimento dos livros e do carro.

AS NOTAS – 1) Cêrca de duzentos excepcionai já foram reconhecidos nas escolas primárias de Parnaíba. Ali já foi criada filial da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. O professor Cordão encontra-se naquela cidade, para instalação. Como representante da Secretaria de Educação, designei Yole Nogueira. 2) Propus ao governador Clímaco o nome de João Ferry, poeta popular dos mais queridos, para batismo do grupo escolar da cidade de Agricolândia, que ainda se encontra sem denominação. Homenagem das mais justas. Merece, certamente, o acatamento do honrado Chefe do Executivo. 3) Muito bem organizada a programação comemorativa da II Semana dos Engenheiros Agrônomos do Piauí. Palestras educativas de Alberto Silva, José Lins, Hélio Palma. Competições desportivas. Missa. Excursão ao Fripisa. Grato ao convite. 4) O Colégio das Irmãs homenageou Santa Catarina de Sena, madrinha do educandário, que se tornou doutôra da Igreja. Houve missa e sessão no auditório. Agradecido ao convite. 5) Notáveis as comemorações dos cento e vinte e cinco anos de existência do Colégio Zacarias de Góis, Missa no pátio interno do estabelecimento celebrada por Dom Avelar. Espetáculo de fé e de educação. Jogos, Baile no Clube dos Diários. As três principais taças foram ganhas pela representação feminina de Parnaíba (Haroldo Borges), pela representação masculina de Zacarias - futebol de salão, inclusive - taças Clímaco de Almeida e Tito Filho. Baile dos mais animados. Coroação da rainha e da princesa, Brinde às beldades levantado pelo governador do Estado, por cuja determinação dirigi palavras aos presentes e anunciei ainda por determinação do governante, o enquadramento dos professôres catedráticos do Ensino Médio. Parabéns ao dinamismo do diretor Francisco Figueiredo. 6) O governador do Estado já deliberou o enquadramento das supervisoras do Ensino Primário.


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 10 out. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário