Quer ler este post em PDF?

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (104)

POLÍTICA - Drumond Júnior, de Brasília, envia mais este comentário: "Além do deputado Paulo Ferraz, o secretário Sebastião Leal desponta para a vice-governança com amplas possibilidades de alcançar o pôsto, na medida em que não prevaleça ajustamento político com o nome de Joqueira para o Senado. /// No caso de o vice-governador vencer o bloqueio da senadoria, Sebastião dificilmente entrará na chapa de vice, pois o ex-udenismo não entregará ao ex-pessedismo, apesar da harmonia em que vivem, a vice-governança e mais um dos lugares do Senado. Em favor do secretário de Segurança milita boa soma de serviços prestados, sobretudo no cargo que ocupa com eficiência. Essa fôlha de serviços começou no govêrno Petrônio. Todavia é preciso ter presente que Clímaco também se compôs bem como Petrônio e Helvídio. Nem por isto se poderá considerá-lo vitorioso nas aspirações à Câmara Alta. /// Não há condições de o sr. Nazareno Araújo alcançar a prefeitura de Floriano. Tibério Nunes continua imbatível no seu maior reduto eleitoral, não se registrando desgaste político que o leve a uma derrota nas próximas eleições. Não se pode negar a Nazareno positivas qualidades políticas, sendo justo reconhecer a ascensão do seu prestígio em Floriano e adjacências. Sua eleição à Câmara Estadual é certa. Mas admitir-lhe a conquista de uma prefeitura que se encontra em mãos de poderoso adversário é raciocinar sem apoio na realidade. Entendemos que em Floriano o poder de decisão eleitoral ainda se encontra em mãos de Tibério, que elegerá Hermes Pacheco, João Lôbo ou outro qualquer. É inconsequente pensar de modo diverso".

APRECIAÇÃO - Antônio Bugyja Britto, da Academia Piauiense de Leras, mandou estas palavras a Altevir Alencar: "Meu ilustre poeta. Recebi seu mais recente livro de poesias - DENTRO DE MIM. Devo agradecer-lhe a gentileza de oferecimento que me faz, lembrando-se de um intelectual de geração passada, no momento afastado dos pagos natais. Através de pronunciamentos sôbre você e sôbre sua obra, feitos por intelectuais amigos, por ilustres intelectuais, eu o conhecia, já. Dêsses intelectuais devo destacar o prof. Tito Filho, beletrista de invulgar cultura. Tenho agora o prazer de testar êsses pronunciamentos, que são opiniões, observações e críticas dos outros, a respeito de sua pessoa e de sua obra poética. E para ter êste prazer comunico-lhe que iniciei hoje a leitura de DENTRO DE MIM. É do meu hábito, quando leio poesia, ou melhor, um livro de poesias, não o fazer de uma assentada; geralmente escolho a hora ou o dia de acôrdo com a vontade que me domina no momento em que abro o livro. Isto significa: de acôrdo com o humor que me coloca o espírito para tal ou qual assunto, tema ou matéria... Por isso a minha leitura dêste seu livro está sendo parcelada. Mas pelo que já li, tenho a adiantar-lhe, porém, que são versos inspirados, de um poeta de talento que se sobressai esplêndidamente na nova geração literária do nosso caro Piauí. Aceite meus parabéns".

COMUNICAÇÃO - Da dedicada servidora Marlene Reverdosa e Silva Castro, Chefe da Secção de Documentação e Divulgação do IBGE, recebo correspondência com a notícia de que será instalada, em Teresina, no próximo abril a Comissão Censitária Regional, constituída de representante do govêrno do Estado, da Diretora do Departamento Estadual de Estatística, de representante do govêrno municipal e mais três membros designados ficará sob a responsabilidade do Delegado do IBGE, sr. Orlando Teixeira de Queiroz. Grato.     


In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 2, 29 mar. 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário