Quer ler este post em PDF?

terça-feira, 15 de novembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (71)

DA CORRESPONDÊNCIA - Com pedido de publicação, recebo, com data de 18.1.70, o seguinte, que me envia Antônio nobre, sócio-gerente de DILERTEC:

"Por incrível que pareça ainda estamos vivendo em Teresina uma época que não sei se deve receber o nome de pré-histórica ou de Idade Média. Vamos aos fatos: hoje, pelas onze horas da manhã, mais ou menos, recebo aqui na Livraria a visita de um cidadão à paisana e de dois outros da Polícia Militar do Piauí. O civil, já de certa idade, diz-me: “É proibido botar banca no passeio. O passeio não pode ser interrompido" - arrematou.

"Para govêrno e esclarecimento do leitor, e de quem mais interessar possa, explicarei que não se trata de banca, dessas que muitos botam por aí. A banca que está diariamente aqui na porta da livraria Dilertec é uma modesta banquinha feita de madeira, em cima da qual se colocam livros. É de notar que referida banca não ocupa na calçada, mais do que um terço dela, e a cabeça tem apenas dois míseros metros de largura.

"Os livros expostos em cima da banca são de caráter didático e pedagógico e técnico, à disposição e ao alcance de todos, por preço de promoção, e de estímulo à juventude, que muitas vêzes, sem tempo para entrar nas livrarias, toma conhecimento das novidades mais facilmente.

"Em Teresina há bancas e mais bancas por tôda parte, que vendem até antipáticos remédios contra picadas de cobras, vendem frutas, doces, e mais que seja, mas bancas de livros devem ser proibidas, como está lendo o professor".

OBSERVAÇÃO. É triste quem em Teresina ainda se registrem episódios como o que relata o sr. Antônio Nobre. Pois em Paris e na Guanabara, para citar dois centros civilizados. O govêrno manda espalhar bancas de livros por tôdas parte.

AS NOTAS

1) Para orientação de Eliseu Guimarães Rocha: Mohenjo Daro e Harappa não são propriamente cidades. Constituem sítios ou regiões da Índia, em que pesquisas e descobertas arqueológicas positivaram restos de sete cidades, com a idade de três mil anos antes de Cristo. As escavações revelaram nelas numerosas casas, com portas, janelas, banheiros, piscina. Ruas amplas e retas, com esgotos. Parece que os habitantes tinham capacidade planejadora e construtora.

2) Morreu Bertrand Russel, que tanto se distinguiu na luta por dois objetivos: a paz e a dignificação da família.

3) Félix Aires estêve em Caxias. Recebeu homenagens de Vitor Gonçalves Neto e da sociedade caxiense. Também o homenageou, com almôço no Aeroporto, o acadêmico e procurador Darcy Araújo.

4) Inauguração a filial da Casa do Criador, mais um serviço de Karam Cúri à coletividade teresinense. Grato a distinção do convite para a solenidade.

5) Do "Jornal do Brasil", edição de 28.170: "O atual vice-governador do Piauí, João Clímaco de Almeida, figura entre os pretendentes fortes ao govêrno daquele Estado, nas eleições indiretas dêste ano. O governador Helvídio Nunes pretende desincompatibilizar-se para ser candidato ao Senado".

6) A Associação dos Cegos do Piauí promoverá dois bailes carnavalescos no Clube das classes Produtoras, em benefício da entidade. Dias 7 e 9 de fevereiro. Mesa para os dois bailes: vinte e cinco cruzeiros novos. Para um baile: quinze cruzeiros novos.


A. Tito Filho, 31/01/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário