Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (70)

DA CORRESPONDÊNCIA - De Berlim, manda-me Cláudio Mota de Almeida bonito cartão com êstes escritos (data de 5.5.70): "Prezado professor. Agradeço-lhe profundamente, os incentivos que muito me animaram para vir à Europa em busca de aperfeiçoamento profissional. Hoje, decorridos alguns dias de curso, posso assegurar-lhe que acertei. A Fundação Alemã para os países em Desenvolvimento é local de estudos realmente valiosos, no campo da administração. A partir de setembro, terei oportunidade de observar, nas principais cidades, o funcionamento dos diferentes tipos de organização municipal existentes na República Federal da Alemanha.

No início de janeiro vindouro, estarei de volta, em Teresina, com a certeza de continuar merecedor das emoções do estimado".


AS NOTAS

1) Hardi Filho, nome acatado da poesia nordestina, amigo cá do coração, entregou-se magnífico estudo a respeito de Celso Pinheiro. Título do trabalho intelectual: O Poeta da Dor. Será publicado numa das próximas edições da Revista da Academia Piauiense de Letras.

2) Outro trabalho de muita segurança acabo de ler: pesquisa social e econômica em vários municípios piauienses, realizada por um jovem de invulgar capacidade de observação: Paulo B. Sá.

3) De Altevir Alencar, com data de 7.5.70: "Recebi carta do poeta Roosevelt da Silveira solicitando publicações minhas e tecendo rasgados elogios à sua pessoa, à pessoa de Tito Filho, orgulho da minha terra. Também recebi solicitação do Dr. Aron Menda, de Pôrto Alegre, reclamando publicações minhas. Êle vai incluir-me numa antologia de poetas vivos do Brasil. Igualmente, do poeta Aparício Fernandes, colocando-me noutra antologia de trovadores nacionais. Dos amigos do Piauí o único que ainda me escreve é você".

4) De Maria Helena de Sousa Martins, do Recife, com data de 16.4.70: "Soube da ameaça de sêca no interior do Estado e sinto muito que isto ocorra porque essa pobre gente não merece tanto sofrimento".

5) Recebo um pronunciamento do ilustre Deputado Sousa Santos, como sempre criterioso na apreciação de fatos dos mais alto interêsse nacional. Linguagem escorreita. Desta vez analisa a visita de Missão Econômica da Holanda ao Brasil.

6) Da professôra Francisca C. Ferreira Lima, em data recente: "Estou orgulhosa com a sua ida para a Secretaria da Educação. Parabéns ao governador do Estado".

7) De H. Dobal, poeta piauiense que o Brasil aplaude e admira, recebo o seu último livro O dia sem presságios. Grato. Comentário depois da leitura.

8) Li os originais de poesia e prosa, escritos cívicos, patrióticos, de Lino da Fonseca. Título: Acorda, Nordeste.

9) O II Encontro Científico dos Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará e do Centro Médico se encarecem que as delegações confirmem a presença em Fortaleza até o dia 30 de maio (ontem). E mais: que os promotores do Encontro só se responsabilizam pela estada e refeições das delegações que tenham confirmado presença; que cada delegação deverá ser composta, no máximo, de dez membros; que a hospedagem e alimentação são gratuitas; que os delegados deverão chegar a Fortaleza entre 11 e 13 de julho de 1970, e procurarão a sede da Secretaria do Encontro, na rua Pedro I, nº 997.


A. Tito Filho, 31/05/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário