Quer ler este post em PDF?

domingo, 6 de novembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (66)

A CONCEPÇÃO - De Pierre Monbeig: "A rapidez com que, no Brasil, nascem, desaparecem ou se deslocam os tipos de cultura impede qualquer arraigamento do homem. Apenas os Estados do Sul parecem mais evoluídos, ou mais exatamente em vias de evolução para a formação de uma democracia campesina. Como já foi demonstrado no caso de São Paulo, a pequena propriedade, se está longe de ser a regra, não é mais desconhecida: a variedade de culturas é muitíssimo mais marcada, as estradas e caminhos garantem comunicação regular com os centros de população. Dessa maneira assiste-se ao comêço de dispersão das casas, modificando-se rapidamente a paisagem geográfica". (Ensaios de Geografia Humana Brasileira - 1940 - página 181).

AS NOTAS

1) Hóspedes do Hotel do Piauí receberam ordem escrita da Secretaria de Viação e Obras Públicas: desocupação dos cômodos de moradia dentro de vinte e quatro horas. Caso contrário, a intervenção policial seria imediata e violenta. Os ameaçadores foram a justiça, e o nobre juiz Paulo Freitas deu-lhes liminar no mandato de segurança. Garantiu-lhe a hospedagem e condenou, assim, a violência que se pretendeu praticar. Êsses hóspedes são pessoas educadas, de elegante cavalheirismo e nenhuma objeção fariam a uma retirada amigável, dentro em prazo razoável. E não creio que a autoridade do governador do Estado e do Secretário Adalberto Correia Lima possam ter consentido na demonstração de fôrça desnecessária.

2) Posse da nova Diretoria da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, sob a presidência de irradiante otimismo, de permanente distinção. Duarte Rosa comandou a solenidade emprestando aos trabalhos a ajuda de sua experiência e de seu constante devotamento aos interesses da coletividade. Recebia as sugestões e as dignificava com novas sugestões, harmoniosamente. Presenças de Lima Cordão (reeleito secretário), Francisco Figueiredo, Ludgero Raulino, João de Deus Lima, Álvaro Brandão Filho, José Eduardo Pereira, Tarso Carvalho, Selemérico Carvalho, Tito Filho (todos reeleitos para o Conselho Deliberativo). Presença da professôra Maria do Rosário Lemos, e a respeito de Maria do Rosário Lemos esta coluna fará referências noutra oportunidade. Amanhã, talvez.

3) Várias obras públicas entregues à coletividade de Altos pelo prefeito José Gil Barbosa, cujo esfôrço administrativo mereceu elogios gerais, no último sábado. Grato ao convite para as solenidades de inauguração.

4) Agradecido à mensagem de Natal que me mandaram o Sindicato dos Empregados do Comércio de Teresina, Afonso Carvalho, o casal Eurípedes Carvalho, José Ribamar de Matos e Hélio Passos.

5) Empossada a nova Diretoria da Associação dos Cegos do Piauí. Solenidade muito concorrida. Grato ao convite.

6) Para orientação de Luiz Gonzaga dos Santos Rêgo: método é a direção que a gente imprime aos próprios pensamentos a fim de investigar e demonstrar a verdade. Também para classificar as verdades e ensinar as verdades aos outros. De modo geral há três espécies de método: inventivo (o que descobre a verdade, apoiando sôbre o princípio da autoridade, e ainda das revelações místicas e da razão); o sistemático (prova da verdade) e o didascálico (transmissão dos conhecimentos às gerações). Regras principais do método: não aceitar como verdadeiro o que não esteja provado, dividir as dificuldades em parcelas, conduzir o pensamento pelo conhecimento das verdades mais simples, nada omitir, nunca abandonar as verdades já provadas.


A. Tito Filho, 13/01/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário