Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (65)

A CONCEPÇÃO - De J. Pereira: "Por que inferninhos? Porque, fechado com tabiques e divisões internas, luz morta, os seus interiores passam a ser palco dos mais ignominiosos espetáculos de degradação moral. Transformaram-se em foco de vício, da prostituição, locais onde o aviltamento dos costumes e da própria condição humana encontrava ambientes favoráveis". (Polícia, Justiça e Inferninhos - edição de 1960 - página 14).

AS NOTAS

1) De São Paulo, com data de 5 de maio, João Bosco de Andrade manda dizer-me: "Fiquei feliz no dia em que o ouvi a primeira vez, e ainda estou agradecido pelo livro O Idioma Nacional, do grande Antenor Nascentes, com o senhor me presenteou. Ufano-me de confessar que fui eu quem lhe fêz a indagação a respeito do sujeito do primeiro verso do hino nacional".

2) Félix Aires está visitando, mais uma vez, Santa Catarina. Escreve de Joinville (29.4.70): "Novamente aqui, para uma reportagem. Nestes dias viajarei a São Francisco do Sul, Bruisque e Blumenau".

3) Recebi da editôra Laudes "A Experiência da Guanabara", livro  que resume as principais medidas de administração e de economia orientadoras do govêrno Negrão de Lima.

4) Deliciei-me com uma antologia de baianos, organizada pelo talento crítico de Antônio Olinto. Desfile de uma geração de escritores na presença de variados e complexos problemas humanos e sociais. Nome do livro: "Doze Contistas da Bahia". Presente de Jackson Moreira. Grato.

5) Osvaldo Lemos envia-me a notícia, do Rio: "Depois de chegar ao Rio de Janeiro, tive a sorte de encontrar o escritor e editor Moacir Lopes. Para minha maior satisfação, além de tôda uma acolhida sincera e amiga. Moacir está reeditorando aquêle livro de Ludwig Schewenuhagen, a "Antiga História do Brasil", e necessita do apoio de todos os intelectuais piauienses. Moacir atualmente, é dos maiores ficcionistas do Brasil. O carinho com que êle tem olhado o nosso problema de cultura merece a mais fiel estima e a mais esforçada acolhida dos piauienses. Irei à TV-Tupi para dar entrevista sôbre meu livro "Redação Dinâmica". Moacir deseja também publicar obra de Tito Filho".

6) Recebo de Altevir Alencar presente régio: "Guerra Silenciosa", de Robin Clark, "Antologia de João Brigido", de Jáder de Carvalho.


A. Tito Filho, 15/05/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário