Quer ler este post em PDF?

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (68)

EXCEPCIONAIS - Palavras que pronunciei, em Parnaíba, na solenidade de criação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (gravação em fita magnética e cópia de Fernando Mendes): "Tanto se gasta neste país com futilidade, tanto se dissipa com o supérfluo, com o luxo demasiado, com as festas freqüentes, a ponto de a gente ouvir de uma comissão organizadora do plano integrado de Teresina, dialogando com essa comissão, como tive oportunidade de fazer, que Teresina, no Brasil, é a cidade que mais atira dinheiro fora com o desnecessário. Quantas vêzes gastamos com o supérfluo e nos esquecemos de que poderíamos resolver muitos problemas educacionais da comunidade. Se cada um de nós desse um grão, um pouco do pouco que a gente tem para ajudar as unidades educacionais, se a gente tivesse uma caixa escolar que funcionasse não só com a virtude financeira dos alunos, mas dos comerciantes, dos industriais, dos médicos, dos professôres, de todos, os problemas materiais das unidades escolares estariam resolvidos, até o ambiente de higiene das escolas sofreria modificações. Todos nos só trabalhamos bem em ambiente funcional. e aqui está o professor Cordão com o seu apêlo. Ele não quer ajuda financeira da prefeitura de Parnaíba. Êle precisa da comunidade parnaíbana, aquela que nunca faleceu e não é Possível que faleça nas suas responsabilidades de ajudar a educação em todos os seus aspectos, e principalmente naquele aspecto mais humano, que é salvar o excepcional, para que êle não seja uma fonte de humilhação para a própria família. E basta que nós queiramos, basta que nós o ajudemos. Muito obrigado ao prefeito João Silva, cujos méritos tanto proclamo e tanto reconheço, e a esta comunidade de educadores".

AS NOTAS

1) Visitei Campo Maior. Fiz levantamento ali das necessidades das unidades escolares. Recepção cativante das educadoras. Muita receptividade do prefeito Raimundo Andrade, sempre preocupado com os problemas educacionais.

2) Estive também em visita a Alto Longá. Já estamos procurando recuperar as unidades escolares daquele município. Beneditinos, de outro lado, mereceu atenção da Secretaria de Educação. Grupo escolar da cidade em péssimas condições de funcionamento. Vai ser recuperado.

3) Estive em Salvador, mas não me foi possível participar do Congresso de Jornalistas, pois compromissos inadiáveis reclamavam a minha presença em Teresina. Mas na capital baiana deixei uma representação inteligente e vontadoso de jornalistas, integrada de corpo e alma nos trabalhos da reunião. Chefia (e boa) de Deoclécio Dantas. Integrantes: Rodrigues Filho, Araújo Mesquita, José Trabulo, Thedy Ribeiro, Al Lebre, J. Miguel de Matos, Edite Anunciação Carvalho, Macário Oliveira.

4) Em Recife, participei dos debates a respeito da televisão e do rádio a serviço do curso de madureza. Presença de oito secretários de Educação do Nordeste. Presença de Gilson Amado. Solicitude permanente de Leonides Filho.

5) Mensagens de fé e de coragem do Presidente Médici foram publicadas com o título de "O Jôgo da Verdade", verdadeira cartilha de civismo.

6) dialoguei mais de duas horas com o conselho de Educação do Piauí. Presidência segura e correta de José Gayoso Freitas. Membros ilustres presentes: Paulo Nunes, Ribamar, Delfina Boavista, Clemente Fortes, Padre Airemorais, Itamar Brito, Benjamin Carvalho. Ao final, a orientação da Secretaria de Educação mereceu palavras elogiosas de mestre Clemente, de Paulo Nunes, do Presidente do Conselho.


A. Tito Filho, 09/09/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário