Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (67)

COMENTÁRIO - Lilizinha Castelo Branco de Carvalho, romancista consagrada, escreve por esta forma a Judith Santana:

"Seu livro SALMOS DE MEU DESTINO é um encanto e, ao lê-lo, veio-me à memória uma antiga lenda chinesa sôbre o imperador YU, mas mais conhecido como o Filho do Sol.

YU, sentado no trono de dragão, tinha ao lado, como conselheiro, o Espírito da Humanidade.

De tôdas as partes do universo lhe chegavam presentes valiosos em mostra de reconhecimento pelo grande valor que possuía. Entre eles, encontravam-se uns carimbos de letras para a formação de escritas. O imperador admirou a invenção e indagou ao conselheiro se o mundo seria mais feliz com aquêle invento. O conselheiro então lhe disse:

- Filho dos Céus, imperador, se antigamente as mentiras e verdades se esvaneciam no ar, esta invenção as fixará e eternizará.

E agora lhe digo eu, Judith Santana, sôbre o livro que acaba de publicar.

Passem os anos que passarem, os seus versos a eternizarão pela beleza pura e sincera que se sente ao recitá-los. São como reminiscências de acontecimentos fixados por você na alma sonhadora e um tanto tristonha que possui.

Perdoe-me a maneira de expressar, mas fique certa de que mais vale uma tristeza lembrada do que um prazer esquecido.

Agradeço-lhe ter-se recordado de remeter-me um exemplar de seu livro de estréia e acredite desejo, de todo o coração, continue a produzir, para nosso deleite, frutos da inteligência privilegiada que Deus lhe deu".

AS NOTAS

1) De Ismael Santana, com data de 20.05.70: "O nome do confrade, como legítima expressão da cultura nacional, será uma garantia de grandes realizações para o setor cultural e educacional de nossa comunidade. Por tudo isso, alguém de bom senso poderia admitir contrariasse o convite honroso do atual governador para assumir a direção da aludida pasta, justamente quando o seu nome já se identifica com o da própria Secretaria de Educação na evolução da cultura piauiense".

2) Segura interpretação de fatos históricos é êste discurso de Sousa Santos: "Vocação Democrática das Forças Armadas" - pronunciado no dia do 25º aniversário do fim da II Grande Guerra. Análise sociológica das causas do conflito. Participação dos pracinhas brasileiros. O esforço de guerra da Marinha, da Aeronáutica e do Exército. Discursos assim dignificam o deputado pela justiça com que homenageou os soldados brasileiros.

3) Joaquim Castro Aguiar envia-me do Rio, com sensibilizadora dedicatória ("expressão da cultura piauiense") o "Servidor Municipal", obra de mestre, lançada pela Konfino. Castro Aguiar, romancista, meu antigo e notável aluno, entrou agora no estudo de direito. Livro de lições claras, que, oportunamente, comentarei. Grato.

4) De Picos, manda-me João Libório êste telegrama: "Sinceras congratulações investidura Secretaria de Educação que ficou enriquecida por sua notória cultura e inteligência fulgurante".

5) Ibrahin Sued gosta de dizer: "Os cães ladram e a caravana passa".

6) Altevir Alencar remete-me "Sentinelas da Amazônia", revista de civismo.

7) Mais uma edição de "Jornal Literal" recebo, sempre agradável de notícias e de reportagens. Grato ao confrade Luís Alves de Sousa.

8) Do Dr. Mário Carvalho: "Parabéns justa investidura".

9) De Vitalino de Alencar Bezerra: "Elusivamente lhe envio-lhe o meu abraço de congratulação pela alta investidura nas funções de Secretario de Estado da Educação e Cultura. Até que enfim, no Piauí se escolheu o homem certo para o lugar certo".


A. Tito Filho, 06/06/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário