Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (72)

SÔNETO - Honório Barbosa é poeta piauiense de rara inspiração. Com data de 19.5.1970, manda-me êste sôneto, como homenagem, e observa que o concebeu "sob intensa pressão de inaudito sofrimento":

OBSTINAÇÃO

Vagando a êsmo, por caminho extenso,
Vejo-me só no mundo, sem ninguém!
A estrada é longa e se desdobra além,
Marcando a dor no meu destino imenso!

Em cada rosto vejo um riso tenso
Velado de rancor e de desdém;
Nenhuma mão que afague, por alguém,
No mar de sofrimento negro e denso!

E eu hei de prosseguir a caminhada,
A percorrer sozinho a longa estrada
Que me leva, eu não sei, para qual fim...

Embora já cansado, sem coragem,

Eu levo dentro d’alma a bela imagem
De Jesus Cristo que morreu por mim!


AS NOTAS

1) De Francisco Macedo Mendes: "Os moradores da rua Firmino Pires, trecho compreendido entre a rua São João e avenida Palha de Arroz, no quinto quarteirão urbano da cidade, vêm solicitar do Prefeito de Teresina providências urgentes, no sentido de mandar calçar aquêle trecho, a fim de possibilitar o tráfego até mesmo de pedestres. Agradecemos as providências que por certo serão tomadas pelas autoridades competentes e pedimos ao ilustre prof. Tito Filho que faça chegar esta reclamação e êste pedido a quem de direito".

2) Canceladas as exposições agropecuárias programadas para o Sul do Estado. Êste ano de 1970 só duas exposições serão promovidas: a de Teresina e a de Piripiri. O Conselho Estadual de Agricultura deliberou também solicitar do ministro da Agricultura o cancelamento da exposição regional, marcada para o mês de agôsto, nesta capital. Razões: falta de chuvas e de alimento para o gado (resíduo e mandioca).

3) Do sempre apreciado Carlyle Martins, um dos intelectuais que honram a terra cearense: "Recebi a sua mensagem de espiritualidade, acompanhada dos livros remetidos para a biblioteca que recebeu o nome de meu pai".

4) De J. Miguel de Matos, com data de 19.5.70: "Receba abraço sua escolha Secretário Educação e Cultura, hora Piauí tanto necessita esforço e inteligência filhos ilustres como você".

5) De Luís Lopes Sobrinho, com data 16.5.70: "Tito Filho. Ouvi pelo rádio que você teria sido convidado para ocupar a pasta de Educação. Vim à sua casa, exclusivamente para dizer-lhe que você, como piauiense dos mais competentes e ilustres que é, não tem direito de recusar o convite, sob pena de ser considerado antipatriota e covarde". Observação. Esta mensagem está subscrita também por Wiliam Palha Dias e Genésio Pires.

6) Gratíssimo ao atencioso convite que me mandou José Lopes dos Santos para as festas de eleição de Misse Piauí.


A. Tito Filho, 28/05/1970, Jornal do Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário