Quer ler este post em PDF?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (75)

A CONCEPÇÃO - De Olbiano de Melo: "Bem ou mal, o sr. Getúlio Vargas pensou nos humildes e fêz muita cousa de bom para todos. E quem luta pelos humildes, ensina-nos a História, não morre. Será uma eterna presença na memória e no coração dos povos. A legislação social outorgada por êle ao Brasil foi a sua grande vitória e é, sem dúvida, o maior e o melhor saldo do balanço correto do seu passivo de erros altamente prejudiciais a nação, contra o  real ativo de suas boas ações a favor do povo". (A Marcha da Revolução Social no Brasil - 1957, página 216).

DA CORRESPONDÊNCIA - De Conceição Martins, de Florianópolis, com data de 8.1.70: "Professor Arimathéa. Estou em Florianópolis, terra encantadora, em gôzo de férias. Viajei por terra e gostei muito da viagem, apesar da falta de higiene nos restaurantes e hotéis do interior do Piauí e de Pernambuco. Caso de interferência da saúde pública. Santa Catarina está integrada no turismo, que é o assunto predileto de seus habitantes. Há o Departamento Autônomo de Turismo (DEATUR) e várias outras emprêsas do mesmo ramo. Estive na Lagoa da Conceição, recanto agradabilíssimo e onde se constrói LIC (Lagoa Iate Clube), que os catarinenses, com orgulho, dizem ser o mais moderno clube da América do Sul. Projeto de Oscar Niemeyer. fica à beira-mar. Florianópolis é linda e cheia de flôres, bem cuidada, de praias superlotadas. Nesta época do verão o calor é tão intenso quanto o de Teresina. O preconceito racial é parecido com o dos Estados Unidos. Há clubes exclusivamente de pretos, bairros em que residem exclusivamente pretos, praias só de pretos. Uma rua, de um lado, tem o trânsito reservado a pretos. No mais, Florianópolis é todo aquêle encanto que oferece férias inesquecíveis. Gostaria de que o senhor me remetesse publicidade de Teresina, para atender a pedidos de interessados em conhecer o Norte e o Piauí". Observação: infelizmente não existem folhetos de publicidade na Prefeitura de Teresina. Mandei, porém, algumas fotografias da cidade.

ESTADOS UNIDOS - A pedido de Sara, eis mais alguns Estados e respectivas capitais nos Estados Unidos: Idaho (Boise), Illinois (Springfield), Indiana (Indianapolis), Iowa (Des Moines), Kansas (Topeka), Kentucky (Frankfort), Louisiana (Baton Rouge), Maine (Augusta), Maryland (Annapolis), Massachusetts (Boston).

AS NOTAS

1) Dias 18 e 19 de fevereiro, reunião, em Teresina, dos inspetores seccionais (Ministério da Educação) do Norte e Nordeste.

2) Na sua estada ligeira em Parnaíba, Félix Aires recebeu homenagens de João Silva, Ranuldo Tôrres Rapôso, monsenhor Sampaio e Edson Cunha.

3) Hélio Passos regressando hoje ao Rio, depois de alguns dias de convivência com os pais e os amigos. Merecidamente homenageado por todos os que o admiram.


A. Tito Filho, 14/02/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário