Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CADERNO DE ANOTAÇÕES (179)

MENSAGEM natalina que mandou Félix Aires: "Dlam, dalam, delém, delém! Boas-festas de Natal, ajuda ao que te quer bem, perdoa ao que quer mal".

X   X   X

LEIO que será realizado um curso de turismo em Teresina. Agente pensando bem, há de considerar interessante a promoção. Os cursistas pelo menos aprenderão que o Piauí não tem condições turísticas. Puxando muito, as montanhas das Sete Cidades. Solidão. Muito periquito. O hotelzinho que o govêrno federal (Nonato Medeiros) construiu. Haroldo Amorim poderia aplicar a inteligência nobre noutras atividades. Turismo no Piauí é como lobisomem: fantasia.

X   X   X

O PIAUÍ sempre viveu de febres. Febre do couro. Civilização do couro. O gado. Como a borracha do Amazonas. Os amazonenses construíram um dos teatros mais bonitos do mundo. O teatro de Manaus serve para tudo, mas lá não se representam peças teatrais. Depois houve aqui a febre da cêra. Abandonou-se tudo. A cêra da carnaúba engordou muito espertalhão. Febre, em Teresina, de clubes. Clubes vazios de gente e de objetivos. Febre de estádios. Cada biboca interiorana clamava por um estádio de futebol. E haja estádios. Habitados de bichos. Muito dinheiro jogado fora. Veja-se o campeonato intermunicipal de futebol de 1971. Disputado por sete municípios, apenas: Regeneração, Altos, Parnaíba, Água Branca, Elesbão Veloso, Amarante, Piripiri. Em Teresina há um Jóquei Clube sem jóqueis e sem cavalos. E um teatro de arena: seda da banda de música municipal.

X   X   X

O puxa-saquismo caboclo (deputados) propôs que se desse o nome de Alberto Silva a uma estrada em Parnaíba. Palmas gerais. Projeto aprovado. Mas o chefe do Executivo não quis a homenagem. Vetou a decisão dos deputados. Achou que tais homenagens se justificariam depois de uma avaliação da obra governamental, e esta não existia ainda por falta de tempo. Acrescentou que a estrada não está concluída, portanto não é necessário batizá-la agora, antes de inaugurada. Alberto passou pito sério aos homenageantes. Exerceu atitude correta. E o caso do "Albertão"? Como é que já recebeu o nome do parnaibano ilustre se não foi iniciado?

X   X   X

DEIXEI verba federal para construção de um grupo escolar em Parnaíba. Oito salas. Quantia: cento e sete mil e seiscentos e quinze cruzeiros. Soube que o grupo custou cento e setenta mil.

X   X   X

Consulta de quem se assinala Karla: "Na frase NÃO DÊS IMPORTÂNCIA A ISSO, o verbo está no subjuntivo ou no imperativo negativo? Estabeleça a diferença". OBSERVAÇÃO. Está no imperativo negativo. Caso de proibição. Usa-se o subjuntivo para exprimir desejo, súplica, dúvida. Rigorosamente o subjuntivo se destina a assinalar que o processo é apenas admitido em nosso espírito e, portanto, possível de dúvida, como registra Matoso Câmara.

X   X   X

ESTUDO sério o dos veterinários Carlos Hubinger Tokarnia, Jerome Langenegger, Charlotte Hubinger Langanegger e Edson Veras de Carvalho: "Botulismo em Bovinos no Piauí". Exposição clara, metódica, linguagem correta. Os autores demonstram, seguros conhecimentos científicos do assunto de que tratam e prestam valioso serviço ao Piauí. Esclarecem os ilustrados técnicos: "O botulismo em bovinos manifesta-se como doença epizoótica em regiões geográficas com acentuada deficiência de fósforo. Os animais procuram suprir a falta dêsse mineral na alimentação através da ingestão de ossos de cadáveres. Esta necessidade orgânica leva os bovinos ao curioso hábito de roerem ossos. É um dos sintomas da afosforose dos bovinos". Revelam em seguida resultado de observações. "A doença ocorre em bovinos criados e mantidos no Estado do Piauí, em regiões conhecidas por agreste em que predomina vegetação pobre, constituída mormente de arbustos e árvores baixas, mas a maIor incidência tem ocorrido nos chamados campos do capim mimoso penacho do Município de Campo Maior". Salientam mais os ilustrados veterinários: "O mais impressionante, nestas regiões, é ver o grande número de bovinos roendo ou chupando ossos de cadáveres de bovinos ou outros animais". E noutro trecho: "O gado criado e mantido nestas regiões apresenta crescimento lento, a carcaça dá pouco rendimento, a produção de leite é pequena, as vacas não são precoces e dão cria de dois e dois anos, decaindo muito o seu estado geral no período da lactação. São frequentes as fraturas de osso". Advertem os autores, noutro ponto: "A doença é observada no município de Campo Maior, como uma nova entidade mórbica, desde 1960, e nos municípios mais ao sul do Piauí (Guadalupe, Floriano, Itaueira e Nazaré do Piauí) é registrada a partir de 1964".

X   X   X

Alguns auxiliares da administração residem em prédios luxuosos, aluguel pago pelos cofres públicos, na base de mil e quinhentos a dois mil cruzeiros mensais. A isto não se pode chamar honestidade. Urge corretivo por parte do Chefe do Executivo.

X   X   X

Deixei verba de Cr$ 101.500,00 para a construção de um grupo escolar em Picos. Os jornais publicaram que recentemente, o prefeito daquele município levou sete mil cruzeiros, adiantadamente, para começar a obra. É irregular o adiantamento. Proibido pelo Ministério da Educação.

X   X   X

[Apagado no original] Revelação de Paulo Guerra, Dinarte Mariz e de representantes do Ceará e do Maranhão. Enquanto isto ocorre, atiram-se fora, no Piauí, milhões de cruzeiros com a construção de um estádio de futebol, de luxo, para sessenta mil pessoas. Extravagância. Terreno adquirido por quinhentos mil contos. Transação com um deputado federal. Uma firma mineira, ligada a empreiteiros do govêrno, encheu o papo. Carregou do sangrado Piauí mais de seiscentos mil contos pelo projeto do estádio faraônico. Parece cousa de rajá ou do xá da Pérsia. Enquanto isto, angaria-se dinheiro para o natal dos pobres e mulheres esquálidas e meninos de cara chupada estendem, pelas ruas, latas sêcas de goiabada, na cantinela da esmola pelo amor de Deus.

X   X   X

Gerardo Almeida, ex-vereador de Teresina. Nome que se consagrou na minha admiração e no respeito da coletividade que êle, na assembléia municipal, dignificou. Tive-o, faz alguns anos, como aluno. Sério, estudioso, de superior elegância espiritual. Na Câmara, foi corajoso, testemunhando forte personalidade de ideias e de convicções. Se fôr candidato em 1972, voltará fàcilmente a ocupar pôsto por êle persistentemente honrado, e do qual saiu de cabeça erguida, pois não quis, hora alguma, ser corrompido.

X   X   X

O jovem e competente engenheiro Murilo Resende, secretário de Obras Públicas, anunciou que vai fazer da avenida Frei Serafim a avenida mais bonita do Nordeste do Brasil. Para que isto? Teresina é cidade paupérrima. Bairros abandonados. Sujidade por todos os lados. Mendicância. Problema social aflitivo do menor abandonado. Séria concentração de meretrício. Sentinas de buracos em quase tôdas as residências. Pequena rêde de esgôto. Escuridão. A avenida contará com seis fontes luminosas. Uma cousa monarca de bonita, como diria o caboclo boquiaberto, postado numa das esquinas dessa nova obra de consumir dinheiro. Teresina necessita de tornar-se humana, de solução dos graves problemas que a angustiam e intranqüilizam. Nunca de fachadismo, de suntuosidades, de luxentas construções. Urbanismo não é luxo. Urbanismo corresponde ao funcionamento racional de todos os processos de vida da comunidade.



In: TITO FILHO, A. Caderno de anotações. Jornal do Piauí, Teresina, p. 6, 16 dez. 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário