NO ENSAIO de
Celestino Sachet - "Fundamentos da
Literatura Catarinense", de muita lucidez, encontrei referência a
Péricles Prade - poeta, contista, crítico, sociólogo, jurista -, que Sachet
situa numa das "ilhas" literárias de Santa Catarina, a ilha do homem
urbano, com esta referência: "Hoje,
Péricles Prade mergulha em experiências com o surrealismo policial-literário".
Leio agora "Os Milagres do Cão
Jerônimo", coleção de contos que muito projetou Péricles Prade na
minha imaginação. Com a leitura, senti que são verdadeiras e honestas as
observações de Jomard Muniz de Brito: há, no Brasil, impasse entre o artista e
o público. Neste país é difícil o diálogo entre o artista e o público, pois o
artista realiza uma coisa mental, daí a necessidade de conhecer as regras e os
meios do seu trabalho. Não se compreende a obra literária sem o conhecimento da
história e da sociologia da cultura. Santa Rosa foi muito percuciente quando
escreveu: "A escola tem, pois, hoje,
um papel de excepcional importância na direção artístico-espiritual do povo. As
artes exigem conhecimento e a escola deve ministrá-lo completamente. Ao lado do
ensino do que se deve fazer, é uma necessidade ensina a ver". Eu
acrescentaria: ensinar também a ser, uma vez que, no caso, não se compreendem
as mensagens de "Os milagres do Cão
Jerônimo" sem orientação estética. Concepções quase [de] irrealidade.
Exaltação do subconsciente, como queria Freud - versão literária do mundo
subconsciente, primário e irracional. Automatismo psíquico puro, de Bréton:
"Automatisme psychique pur par
lequel ou se propose d'exprimer... la pensée em l'abscence de tout contrôle
exercé par la raison, em dehors de toute preocupation esthétique ou morale".
Leia-se esta pequena
obra-prima do livro de Péricles Prade:
"Com o demônio nos olhos, a magra mulher
lança-se um olhar guerreiro. Começo a percorrer as arquibancadas,
impressionado, irritando-me com o vendedor de agulhas que insistia na leitura
de um poema imoral. Na corrida, imprimindo incrível velocidade, esbarro numa velha
senhora que, perto do poço localizado à entrada do túnel, com fino chicote bate
nas costas de um belo animal. O sangue cobre os azulejos e eu me sinto feliz.
Na décima quinta volta o cavalo de crinas verdes levanta vôo, planando alegre e
descrevendo nos céus complicada lição de alquimia. Um senhor baixo, que se
encontrava sentado, retirou de uma pasta negra [um] vincado papiro, anotando
apressadamente as fórmulas. Levanta-se e, antes de se perder na multidão, diz
com estranha simplicidade: - Não autorizei a exibição. Hoje haverá morte no meu
exército de cavalos alados". (Conto "No hipódromo").
Admirável estulto
conto ("O tapête indiano"):
"Todas as manhãs, invariavelmente, a
prostituta batia no tapête indiano. Despedia-se dos conhecidos amantes, arrumava
a cama com doentia organização e o passava nas mãos, esmurrando-o com fúria
incontrolável. Diziam as vizinhas que ela o espancava de forma comovedora. Como
vingar-se? o tapête esperava por uma oportunidade, mas não surgiam as
condições. Era pôsto sôbre o chão ou pendurado na cêrca. Desprestigiava-o o
fato de ter parado na zona de prostituição, de origens tão indignas.
Passaram-se os anos. Mais velho o tapête, mais velha a prostituta. Inúmeras as
mudanças, perspectiva de fatal decadência. Agora a ruína eterna, a podridão
maior, a impossibilidade de existir. Eis a prostituta: animal, verdes as
pelancas, equilibrada na lembrança dos ossos adolescentes. Estamos no inverno,
brutal a geada cobrindo os pastos, as paisagens européias nas retinas,
renascidas. Não há mais camas, nem sujos lençóis de tão amados calores. O
tapête sob o braço esquerdo, caminha a prostituta, amparando-se nos muros,
caída agora, pálida-cansada. Que estranho o olhar do tapête indiano! Bastou
Adriana encolher as pernas, cerrar as pálpebras, para envolver-se, rápido, no
pescoço. Apertou aos poucos, esbugalhados os olhos, enigmático o sorriso dentro
da noite. Enrolou-se e fugiu, aproveitando a escuridão para enfiar-se no mais
próximo esgôto, à beira da calçada".
X X X
Todos os contos de
Péricles são mensagens de desespêro ante as incompreensões de um mundo [de]
quase escuridade. Mundo de paixões e vícios divinizados, de espírito demoníaco,
de sentimento do incontrolável, de misteriosa angústia frente a fôrças
malignas. As mensagens impregnam-se de realismo mágico, de mitologismo, de
satanismo. Em tôdas, o misterioso e o fantástico do surrealismo.
X X X
Leiam-se as
concepções de Prade nos dois contos transcritos e nos outros que compõem "Os milagres do Cão Jerônimo".
Fantasias? Admita-se, mas como fantasia-análise para o autoconhecimento do
homem. A superior inteligência de Péricles mostra, pela fantasia, os efeitos
patológicos que se desenvolvem quando o homem se encontra na presença de
situações que não pode vencer por meios conscientes, da forma que ensina Jung.
Linguagem fluente,
asseada, simples, cativante, de quem conhece a técnica da boa e expressiva
escritura, Péricles Prade é sobretudo um conhecedor da alma humana, exemplo de
artista moderno na execução de trabalho de educação psicológica sôbre o
público. Tira sua fecundidade do mito, que será a fonte de tôda a criação
futura. Os seus contos constituem aquêle sintoma e aquêle símbolo que os
estudiosos consideram uma maneira de destruição e de renascimento do mundo:
maneira que se faz sentir política, social e filosoficamente. Péricles Prade
está vivendo no TEMPO CERTO (dos gregos) "para uma metamorfose dos deuses, isto é, dos princípios e símbolos
fundamentais". Comentando esta transformação dos princípios e
símbolos, o autor de "O eu desconhecido" escreveu estas palavras
proféticas, que bem se aplicam às concepções de Péricles Prade: "Esta peculiaridade do nosso tempo, que com
tôda certeza não é de nossa escolha consciente, é a expressão do homem
inconsciente que dentro de nós está mudando. As gerações vindouras terão de
tomar em consideração essa importante transformação, se a humanidade não se
destruir a si mesma com os próprios recursos de tecnologia e ciência".
In: TITO FILHO, A.
Caderno de anotações. Jornal do Piauí,
Teresina, p. 5, 7 dez. 1971.
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