Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (63)

CIVISMO - Francelino Piauí, numa linguagem de entusiasmo, candente e necessária, escreveu mais em defesa desta boa terra: "Ao longo de centenas de observações diretas, temos constatado, com pesar, que os irreverentes, os motejadores e os debochadores são, geralmente, uns infelizes. São, no geral, pessoas portadoras dos dramas íntimos mais arrepiantes. E, mercê de um mecanismo primário de compensação psicológica, buscam, na zombaria, a válvula de escape para as suas angústias, os seus complexos e as suas frustrações".

Eis o título das considerações que Francelino estampou na imprensa paulista: "O Piauí como bode expiratório da gozação nacional"; "Nélson Rodrigues, o algoz intelectual"; "A deprimente reportagem de O Cruzeiro"; "Presença do Piauí na vida intelectual e administrativa do Brasil" - considerações patrióticas, elevadas de amor à terra, plenas de afirmativas sinceras e verdadeiras. Francelino prestou serviço de realce ao Piauí. Com a nossa integral solidariedade. Parabéns ao bom piauiense radicado, hoje, em Campinas.

AS NOTAS

1) Jogos colegiais em Parnaíba. Estive ali, na abertura solene, o titular da Secretaria de Educação e Cultura. Lotado o estádio Petrônio Portela. Notável, por todos os aspectos, a grande festa de civismo, promovida pelo Departamento de Educação da Prefeitura Municipal, cuja chefia está confiada à educadora e mestra Cristina Oliveira. Desfile dos educandários parnaibanos sob palmas constantes. Garbo, ordem, disciplina. Vitória de João Silva. As festas contaram com a colaboração da Inspetoria Seccional de Educação Física do Piauí. Discurso dos melhores que ouvi: o do prefeito, declarando a abertura oficial dos jogos. João Silva confessou que estava desaparecendo a velha rivalidade entre parnaibanos e teresinenses. E disse bem. Congratulações aos diretores, às professôras e aos jovens dos colégios e escola normal de Parnaíba.

2) O Departamento de Educação Média da Secretaria de Educação enviou equipe de orientação didática e pedagógica ao ginásio de Barras. Compreensão e aproveitamento - eis o resultado do encontro.

3) Dei ciência do deputado Francelino Pereira da inauguração, com o seu nome, do nôvo grupo de Angical, e dêle recebi o seguinte telegrama: "Nem preciso dizer amigo minha alegria comunicação seu telegrama. Aceite cordial abraço".


A. Tito Filho, 23/10/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário