Quer ler este post em PDF?

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (56)

SOLENIDADE - A solenidade de encerramento do Primeiro Curso de Diretores de Grupos Escolares, no Centro de Treinamento de Campo Maior, estêve completa de lições e de entusiasmo. Mais de cem educadoras receberam certificados, por intermédio das líderes de classe. Presença de autoridades, de professores de Teresina, da família campomaiorense. Palavra de Maria Elmira de Paiva Oliveira, oradora das cursistas, plena de ensinamentos: "Educar é transmitir a herança espiritual". Depois, Elza Paiva: "O Curso foi de atualização e de aperfeiçoamento cultural". Em seguida, leitura do relatório das atividades do Curso de dois meses. Relatório vivo, com demonstração, pelos diretores, de processos de linguagem, de pesquisas, de supervisão, de comportamento, de integração da família e da escola, de verbalização e observação, de entrevista, de experimentação, de recreação, de folclore. Houve crítica musical ao enquadramento - música e canto. Tocante homenagem as professôras de Campo Maior prestaram a Elza Paiva. Após, palavra do Secretário de Educação. Procurei mostrar o valor do Curso e fiz análise de cada um dos processos educacionais apresentados na solenidade. Conclusão: "O Primeiro Curso de Diretores de Grupos Escolares, em Campo Maior, foi vitória de uma equipe, vontadosa e entusiástica. De Cecília Mendes, de Elza Paiva, das coordenadoras de supervisão, das supervisoras, das mestras. Uma vitória do entusiasmo do Piauí nôvo".

AS NOTAS

1) Telegrama recebido: "Secretário Educação. Por determinação senhor Ministro, num esfôrço atender solicitação vossência, celebraremos acôrdo especial bôlsas-estudo e pagaremos ano vigente no total de cem mil cruzeiros. Estamos providenciando minuta acôrdo. Sds. Madureira de Pinho, Coordenador".

2) De Hélio Passos: "Suas atividades têm dado esperanças novas ao Piauí. Não sei como você tem tempo para tantos afazeres, ao lado de programas de rádio, magistério, conferências, viagens, o diabo a quatro".

3) De Marisa Resende, em cartão-postal de Washington, com data de 15.10.70: "Aqui é tudo tão lindo. Dizer que é espetacular não dá uma idéia justa do quadro maravilhoso".


A. Tito Filho, 31/10/1970, Jornal do Piauí


Nenhum comentário:

Postar um comentário