Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (55)

DOIS TELEGRAMAS - Do ministro Jarbas Passarinho aos Secretários de Educação de todo o Brasil: "Êste Ministério tem sido freqüentemente procurado por pais e alunos perplexos com os textos de livros submetidos principalmente por professôres de português aos alunos para interpretação e análise. Ocorre grande incidência escolha livros autores usam linguagem licenciosa e até muitas vezes torpe que funciona como violenta agressão aos sentimentos dos adolescentes. Entende-se que um adulto cuja personalidade está devidamente formada leia tôda sorte de literatura a partir do Marques de Sade. Contudo impingir essa leitura a jovens que os pais confiam aos mestres na suposição de que êstes são criteriosos é verdadeiramente um crime contra a própria sociedade. Rogo pois a Vossa Excelência séria mas firme atuação sentido impedir nossos colégios se transformem em fontes de licenciosidade, na mão de professores supostamente de espírito aberto mas em verdade a serviço da técnica de destruição dos valores morais. Cordiais saudações a) Jarbas Passarinho".

Resposta: "Ministro Jarbas Passarinho. Recebi telegrama relativo textos linguagem licenciosa livros leitura certos professores por má fé ou ignorância. Velho professor de português tenho encontrado realmente antologias abrigam páginas que corrompem personalidade educandos. Determinei Departamento Educação Média examinasse com urgência assunto para intensiva fiscalização ano letivo 1971".

AS NOTAS

Encerrado o primeiro curso de diretores de grupos escolares em Campo Maior. Festa das mais bonitas. O curso durou de 24 de agôsto a 24 de outubro. Dêle participaram cento e dez diretoras. Vinte e cinco municípios representados. Trabalho de manhã e de tarde. Coordenadora: Elza Paiva. Secretária: Ivonete Morais. Administradora: Almerinda Siqueira. Professôres: Isa Maria dos Santos, Francisca Brito Vieira, Dália Coelho, Maria Dagmar Carvalho Martins, Videlina Monteiro da Silva, Bernadina Monteiro Santana, Maria Augusta Pereira da Silva, Elza Paiva, Eliete Guimarães e Angelita Etelvina de Amorim. Do relatório final consta o seguinte: "No dia 24 de agosto de 1970, foi instalado o primeiro curso de diretores de grupos escolares com a presença do sr. Secretario de Educação e Cultura, professor José Arimathéa Tito Filho, que proferiu eloqüente palestra sôbre a importância da qualificação e a necessidade de renovar. Fizeram ainda uso da palavra o prefeito de Campo Maior e o professor João Antônio Leitão. A coordenadora desejou boas-vindas aos diretores e em seguida fêz a apresentação do corpo docente".


A. Tito Filho, 30/10/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário