Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (51)

CALENDÁRIO - Do calendário organizado pelo professor Casimiro Távora, do Departamento Educação Média, consta o seguinte para observância pelos educandários: "Com relação ao dia 12. dia da América e da Criança, os professores por intermédio das cadeiras especificas, poderão realizar algumas atividades que girem em tôrno de Colombo e do Descobrimento da América, fazendo ressaltar a importância do Continente sob todos os aspectos e inserindo o Brasil como nação que faz honra ao Continente. Para homenagear Colombo, o 'o grande injustiçado da História', o professor de História poderia fazer que os alunos traçassem biografia de Colombo e organizassem mapa histórico do roteiro da grande viagem, que culminou com o descobrimento da América". (continua).

AS NOTAS

1) Por convite de seus dirigentes, estive no Centro Espírita da rua Olavo Bilac dialogando com mestres e com o prof. Heli Nunes a respeito de problemas do magistério. Conversação útil.

2) Recebo de Nova Orleans (Louisiana, EUA) cartão do prof. Itamar Brito, de que extraio êste trecho: "New Orleans é, realmente, uma cidade encantadora, com muita tradição histórica, apreciável cultura artística e singular beleza arquitetônica".

3) Visita ao Centro de Treinamento de Campo Maior. Curso de Diretores de grupo escolar. Governador Clímaco, comandante da Polícia Militar, Secretário de Finanças e de Educação, Chefe da Casa Militar de Carnaque. Muita cordialidade. Ministrei ali duas horas de aula de português. O Chefe do Executivo ficou impressionado com o trabalho que ali se desenvolve no curso de treinamento.

4) Nos dias 24 e 25 de outubro, o Círculo Operário Nossa Senhora do Amparo, com várias solenidades, estará comemorando jubileu de prata. Grato ao convite.

5) O Grupo Escolar Paulo Ferraz, de Capitão de Campos, recuperado recentemente, realizou bonitas festas comemorativas da Semana da Pátria. A dedicada diretora Ari Nunes de Sousa manda dizer-me: "As professoras estão tôdas satisfeitas com o senhor. A escola está funcionando bem com todos os turnos desejados, com educação física. Já adotei também educação moral e cívica".

6) Homenagem justa da COMEPI: o lançamento do livro A SERVIÇO DA PAZ, que reúne conferências pronunciadas por Dom Avelar Brandão Vilela. Uma vitória cultural de Deoclécio Dantas e dos demais dirigentes da Companhia Editôra do Piauí.


A. Tito Filho, 16/10/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário