Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (50)

POLÍTICA - De Brasília, manda-me Drumond Júnior o seguinte comentário:

"1. O MDB piauiense poderá eleger um deputado federal na medida em que conduza a campanha política sem desfalecimentos, procurando atrair a atenção das diversas camadas do povo para certos problemas que o Governo do Estado não conseguiu solucionar. Entre êsses problemas alguns existem, como os de educação, saúde e custo de vida, que calam profundamente na consciência do eleitor.

TODAVIA, não basta criticar o situacionismo e culpá-lo de omissões para com questões de imediato interêsse do povo. A critica ao sr. Helvídio Nunes deve escudar-se em dados concretos e não revestir-se de pura e simples demagogia.

APESAR da fogosidade do sr. Severo Eulálio, que soma algumas qualidades como oposicionista, ao que parece o nome do sr. Lauro Correia encontra melhor receptividade junto às correntes antes vinculadas ao ex-deputado Chagas Rodrigues. Além disso, as condições eleitorais de Lauro são boas em Parnaíba, sem falar na irreverência do eleitorado o qual, como o de Teresina, sempre ofereceu expressiva votação aos candidatos oposicionistas.

É fato, entretanto, que o sr. Alberto Silva constitui a espinha de garganta do MDB parnaibano. E se não fôra o seu prestígio, a oposição disparava no município com surpreendente votação.

2. A desistência do sr. João Mendes Olímpio de Mello de tentar o seu retôrno ao Legislativo Federal, vai abrir uma clareira no MDB, com sensível prejuízo para o partido. Político de conhecida capacidade de aglutinação e com trânsito em áreas da extinta UDN e do ex-PSD, João Mendes retrai-se no momento em que a oposição mais precisa do concurso de todos os seus líderes.

SEM dúvida o MDB conta com outras lideranças de conhecida atuação, como é o caso de Celso Barros, Constantino Pereira, Francisco Figueiredo, Malta e o próprio Severo Eulálio. Mas o retraimento de um político como o sr. João Mendes Olimpio de Mello, não deixa de desfalcar a linha de ataque do partido, que se sabe profundamente desfaleado desde o afastamento de seu maior expoente, o sr. Francisco das Chagas Caldas Rodrigues".


A. Tito Filho, 08/04/1970, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário