Quer ler este post em PDF?

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (60)

PROGRAMAÇÃO - A Divisão de Atividades Complementares do Departamento de Educação Média, confiada à competência do prof. Casimiro Távora Ramos Filho, organizou programa para o mês de outubro, de forma que os colégios dedicassem especial atenção a datas consagradas às Aves, à América, à Criança, à Normalista, ao Aviador e às Nações Unidas. Por esta forma se dirigiu o prof. Casimiro aos diretores de educandários:

"Considerando que a educação deverá ser observada sob caráter integral, pedimos a atenção de V. S. para o presente calendário e apresentamos algumas sugestões que deverão ser incluídas nos planejamentos de aulas, especialmente das disciplinas de Português, História, Organização Social e Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e outras disciplinas que se prestam para tal fim. Com relação ao dia 4, Dia das Aves e Dia de São Francisco, o professor de Educação Moral e Cívica poderá usar a biografia de são Francisco de Assis para motivar aula sôbre os valores morais e humanos da pessoa são Francisco considerava todos os sêres humanos como irmãos. trata-os com bondade amor e compreensão. A vida dêste santo é digna de ser citada por todo os educadores, quaisquer que sejam suas crenças".

Obs. transcreverei amanhã mais alguns trechos do excelente trabalho de programação organizado pelo prof. Casimiro Távora.

AS NOTAS

1) D. Wany, diretora do Serviço de Administração Geral da Secretaria de Educação, mereceu, dia do aniversário natalício, homenagem de amizade dos funcionários da Secretaria, que lhe ofereceram lembrança bonita, com carinho e respeito. Traduzi os sentimentos de todos para ressaltar os atributos de capacidade, dedicação e bondade da homenageada.

2) Determinado pelo governador Clímaco o enquadramento dos professôres do Ensino primário (catedráticos) e das supervisoras do Ensino primário.

3) Propus ao governador Clímaco o nome acatado de Monsenhor Mateus Cortez para nova unidade escolar de Campo Maior. Sacerdote de muitas virtudes, Mateus tem vida de exemplar dedicação à comunidade campomaiorense.

4) De Maria Heloísa Sampaio e Maria da Natividade Martins Ferreira: "A Federação das Bandeirantes do Brasil, Região Piauí, agradece a V. S. a colaboração prestada por ocasião do 1º Treino Administrativo. Setor Norte, realizado nesta capital, de 5 a 7 de setembro".

5) Grato ao convite de Piauí Gás Butano para a solenidade de inauguração de sua loja em Teresina.

6) Já homologada pelo superintendente da Sudene a indicação de Jacira Marle de Aragão Araújo e Teresinha Ferraz Veras para curso de planejamento e estatística educacional nos Estados Unidos. Ambas são servidoras públicas do mais alto conceito.


A. Tito Filho, 15/10/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário