Quer ler este post em PDF?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (61)

A CONCEPÇÃO - De Olímpio de Sousa Andrade: "É o comentário ao trecho de Os Sertões que nos retém ainda agora. Não negamos prováveis leituras de Alencar por parte de Euclides da Cunha, parecendo mesmo que êle teria puxado de O Sertanejo para o círculo de seus heróis aquêle 'centauro' mais de uma vez pôsto em cena no romance, em cujas páginas bem que poderia também ter colhido ou reforçado certas informações, como a da mata virgem no sertão do Ceará do século XVIII, a das históricas e ricas vivendas, de landlords sertanejos, e até mesmo - quem sabe? - a sugestão para o próximo paralelo, sugestão do contraste que está gritando nos títulos dos dois livros de Alencar, O SERTANEJO e O GAÚCHO" (História e Interpretação de Os Sertões - 1963, página 220).

AS NOTAS

1) Visitei a área industrial do Parque Piauí, programa que nasceu do esfôrço e da inteligência de Osvaldo Soares do Nascimento.

2) Do mestre ilustrado Antônio José Pacífico Marques: "Seu talento a serviço da Secretaria de Educação atesta clarividência do govêrno e vislumbra magníficas perspectivas ensino nosso Estado".

3) De Frederico Brandt, ativo e educado gerente de A Pernambucana: "Congratulações feliz escolha governador Clímaco seu nome ilustre Secretário Educação almejando profícua administração".

4) Do velho amigo e mestre Manuel Madeira: "Congratulo-me vossa investidura cargo Secretário Educação".

5) Dos bondosos amigos Tomás Areia Leão e família e Marizinha Areia Leão: "Cumprimentos grande amigo".

6) Da dedicada professôra Antônia Lobão: "Corpo docente e discente Grupo Miguel Rosa congratulam-se vossa investidura cargo Secretário Educação".

7) Dos piauienses ilustres Petrarca Sá e Walmor Carvalho: "Enviamos prezado amigo abraços congratulações e votos êxito sua gestão frente Secretaria Educação e Cultura".

8) Da competente secretária do anexo Arlindo Nogueira, professora Maria Camélia Moura Fé: "Como admiradora de V. Exa. venho trazer-lhe os melhores votos de auspiciosa administração. Peço a Deus pela sua saúde, pelo seu bom trabalho, pois o Piauí precisa de V. Exa. Êste é o meu mais ardente desejo".

9) Da bondosa comadre Madalena Monteiro: "Congratulações pela sua nomeação para Secretário de Educação".

10) Do mestre Turene Ribeiro: "A sua nomeação não é só um ato de justiça do governador Clímaco de Almeida, que coloca como se diz vulgarmente o homem certo no lugar certo, porém representa uma homenagem do nosso Joqueira à cultura piauiense, de que você é sem dúvida o expoente máximo. receba do seu humilde confrade as mais efusivas felicitações, que se dirigem mais à nossa mocidade estudiosa, que tem a felicidade de ter como guia na pasta da Educação um professor, jornalista e intelectual da sua estatura moral, cívica e intelectual".


A. Tito Filho, 12/06/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário