Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (43)

CIVISMO - Os cinco artigos de Francelino Piauí, reunidos num livrinho, correspondem a expressão de puro e claro civismo. Atestam amor à terra, verdadeiro e sincero. Relativamente à reportagem da revista "Realidade", assim se expressa o conterrâneo residente em Campinas: "Não era, pois, necessário que êsses dois rapazes pegassem um jipe e, queimando gasolina a custa dos piauienses, rodassem milhares de quilômetros percorrendo campos e vales, cidades e vilas, caatingas e chapadões, cerrados e tabuleiros, gastassem rolos de filmes e, daqui de São Paulo, encerrados nas cumieiras da bazófia, proclamassem nos quatro cantos da Pátria que o Piauí existe".

Num segundo artigo, escreve Francelino: "Ao redigir nosso artigo de têrça-feira passada, ignorávamos ainda como estavam as coisas em Teresina com relação à reportagem. Hoje, de posse dos jornais e de informações procedentes do Piauí, sentimo-nos cada vez mais reforçados e confortados com relação aos conceitos emitidos no artigo anterior. Era exatamente o que esperávamos. Nosso plural majestático não foi usado apenas nele nojo que temos a qualquer tipo de individualismo pretensioso, mas principalmente, pela consciência que tínhamos de que não estávamos sós. Tínhamos a certeza de que o nobre e altivo povo do Piauí jamais engoliria tamanho atentado à sua dignidade. Sabíamos, por convicção, que, tanto aqui como lá, os sentimentos são os mesmos. Cá e lá a moral é a mesma, pelo menos para os piauienses".

AS NOTAS

1) Patrício Franco, James Azevedo e Gabriel Batista estão escolhendo o terreno para a construção do grande ginásio polivalente de Teresina. Trata-se de uma conquista do governo Clímaco de Almeida. Êsse educandário, de avantajadas proporções, funcionará a partir de 1972. Os três citados piauienses fazem parte da comissão superintender a construção do prédio, numa área de vinte mil metros quadrados.

2) A presidência da Comissão de Enquadramento já encalhou ao governador do Estado as propostas de enquadramento do magistério de educação média (catedráticos).

3) O governador do Estado, através da Secretaria de Educação, recepcionou cinqüenta e três estudantes de Parnaíba, na sua passagem para visita à Barragem de Boa Esperança.


A. Tito Filho, 22/10/1970, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário