Quer ler este post em PDF?

segunda-feira, 28 de março de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (21)

A CONCEPÇÃO - De Olímpio de Sousa Andrade: "É o comentário ao trecho de 'Os Sertões' que nos retém ainda agora. Não negamos prováveis leituras de Alencar por parte de Euclides da Cunha, parecendo mesmo que êle teria puxado de 'O Sertanejo' para o círculo de seus heróis aquêle 'centauro' mais de uma vez pôsto em cena no romance, em cujas páginas bem que poderia também ter colhido ou reforçado certas informações, como a da mata virgem no sertão do Ceará do século XVIII, a das históricas e ricas vivendas, de landlords sertanejos, e até mesmo - quem sabe? - a sugestão para o próximo paralelo, sugestão do contraste que está gritando nos títulos dos dois livros de Alencar, O SERTANEJO, O GAÚCHO" ("História e Interpretações de Os Sertões" - 1963 - página 220).

AS NOTAS

1) Visitei a área industrial do Parque Piauí, programa que nasceu do esfôrço e da inteligência de Osvaldo Soares do Nascimento.

2) Do mestre ilustrado Antônio José Pacífico Marques: "Seu talento a serviço da Secretaria de Educação atesta clarividencia do gôverno e vislumbra magnificas perspectivas ensino nosso Estado".

3) De Frederico Brandt, ativo e educado gerente de "A Pernambucana": "Congratulações feliz escolha governador Clímaco seu nome ilustre Secretário Educação almejando profícua administração".

4) Do velho amigo e mestre Manuel Madeira: "Congratulo-me vossa investidura cargo Secretário Educação".

5) Dos bondosos amigos Tomás Areia Leão e família e Mariazinha Areia Leão: "Cumprimentos grande amigo".

6) Da dedicada professôra Antônio Lobão: "Corpos docente e discente Grupo Miguel Rosa congratulam-se vossa investidura cargo Secretário Educação".

7) Dos piauienses ilustres Petrarca Sá e Walmor Carvalho: "Enviamos prezado amigo abraços congratulações e votos êxito sua gestão frente Secretaria Educação e Cultura".

8) Da competente secretária do anexo Arlindo Nogueira, professôra maria Camélia Moura Fé: "Como admiradora de V. Exa. venho trazer-lhe os melhores votos de auspiciosa administração. Peço a Deus pela sua saúde, pelo seu bom trabalho, pois o Piauí precisa de V. Exa. Êste é o meu mais ardente desejo".

9) Da bondosa comadre Madalena Monteiro: "Congratulações pela sua nomeação para Secretário de Educação".

10) Do mestre Turene Ribeiro: "A sua nomeação não é só um ato de justiça do governador Clímaco de Almeida, que coloca como se diz vulgarmente o homem certo no lugar certo, porém representa uma homenagem do nosso Joqueira à cultura piauiense, de que você é sem dúvida o expoente máximo. Receba do seu humilde confrade as mais efusivas felicitações, que se dirigem mais à nossa mocidade estudiosa, que tem a felicidade de ter como guia na pasta da Educação um professor, jornalista e intelectual da sua estatura moral, cívica e intelectual".


A. Tito Filho, 12/06/1970, Jornal do Piauí 

Nenhum comentário:

Postar um comentário