Quer ler este post em PDF?

quarta-feira, 16 de março de 2011

CADERNO DE ANOTAÇÕES (19)

DA CORRESPONDÊNCIA - "São Mamede, Paraíba, 22 de julho de 1970. Dr. Tito Filho. Prezado senhor. Anexo a esta, segue um recorte do 'Jornal do Brasil'. Se possível queira me esclarecer o que se segue. 1.º Sei de cor o nome da representação piauiense na Câmara Federal desde 1946, e não me consta o nome do ilustre Dr. Carvalho Neto como Deputado Federal pelo nosso Estado. Estarei certo ou errado? 2.º As eleições regionais no Piauí se realizaram nos anos de 1946, 1950, 1954, 1958, 1962 e 1966, portanto desconheço mandato legislativo no quadriênio 56/60. O engano é meu ou do jornal? Aguardo resposta da presente, se possível na coluna dos jornais em que V.S. escreve, remetendo-me um exemplar. Subscrevo-me atenciosamente, Enéas do Val Melo - um piauiense na Paraíba".

Resposta: Carvalho Neto, se a memória não me falha, foi suplente de deputado federal pelo Piauí. Depois se candidatou a deputado estadual pela Guanabara (eleito). As eleições regionais do Piauí foram realizadas em 1945 (senadores e deputados federais), 1947 (governador Rocha Furtado, deputados estaduais e dois senadores - Joaquim Pires e Lulu Ribeiro, pois havia falecido o senador Esmaragdo de Freitas); 1950 (governador Pedro Freitas, um senador (Areia Leão), deputados federais e deputados estaduais); 1954 (governador Gayoso e Almendra, deputados federais, deputados estaduais e dois senadores: Leônidas Melo e Matias Olímpio, êste último reeleito); 1958 (governador Chagas Rodrigues, deputados federais e estaduais e um senador: Joaquim Parente); 1962 (governador Petrônio Portela, deputados federais e estaduais e dois senadores: Sigefredo Pacheco e Cândido Ferraz); 1966 (governador Helvídio Nunes, deputados federais e estaduais, um senador: Petrônio Portela). As eleições municipais foram realizadas em 1948 e, depois, nos mesmos anos das regionais.

AS NOTAS:

1) Do Secretário Executivo do MOBRAL, com data de 12.8.1970, do Rio: "Tivemos oportunidade de constatar com muita satisfação, a atenção e apoio que V.S. dispensou ao nosso trabalho."

2) De José Joaquim Monte, de Fortaleza, carta de junho de 1970: "Não poderíamos deixar de reconhecer e agradecer a quantos nos ajudaram no II Encontro Científico dos Estudantes de Medicina. Em nome da classe universitária brasileira, no campo da medicina, a quem tenho a honra de representar no momento, venho cumprir esta missão simpática de reconhecimento pela ajuda prestada pelo nosso particular amigo Tito Filho, na certeza de que sempre estará à frente de empreendimentos desta natureza, ajudando, estimulando, realizando. Sinto-me envaidecido e recompensado. O dr. Delson Rocha foi brilhante. A delegação do Piauí deu também uma demonstração de organização e interêsse pelos assuntos científicos. Estou radiante com o meu Piauí".


A. Tito Filho, 04/09/1988, Jornal do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário